O clero da diocese de São José dos Pinhais se reuniu nesta quinta-feira (24) na sede da ABAI em Mandirituba.

A última reunião do clero deste ano aconteceu com a presença dos sacerdotes diocesanos e religiosos, diáconos e do Bispo Dom Francisco Carlos Bach.
Na manhã, o padre Vagner Raitz da diocese de Palmas/Francisco Beltrão, explanou sobre a Iniciação à Vida Cristã.
O sacerdote abordou sobre o caminho de reflexão da Igreja a partir do Concílio Vaticano II, sobre os sacramentos do batismo, confirmação e eucaristia e apontou as etapas da iniciação cristã e alguns elementos a serem estudados nas Paróquias.
"A iniciação à vida cristã não dá pra fazer somente com o grupo de catequistas. Precisa ganhar corpo em toda a Igreja. Tomar uma consciência de toda a Igreja. Toda a comunidade que participa da vida daqueles que são inseridos na Igreja ", explica Pe. Vagner.
Liturgia e mistagogia também foi o assunto tratado pelo sacerdote. A obra de salvação realizada por Cristo é continuada pela Igreja e se realiza na liturgia. "O que a liturgia tem se tornado em muitos contextos da Igreja? Tantas vezes fazemos da liturgia aquilo que ela não é", questiona.
A essência da iniciação cristã não está em sacramentalizar, mas em aderir. A Iniciação à Vida Cristã "não se esgota na preparação aos sacramentos do batismo, confirmação e eucaristia. Ela se refere à adesão a Jesus Cristo", complementa padre Vagner.
Após o almoço, Dom Francisco tratou sobre a Instrução "Ad Resurgendum Cum Christo" da Congregação para a Doutrina da fé, que instrui sobre sepultura de defuntos e conservação das cinzas em caso de cremação.
O Bispo falou também da Carta Apostólica "Misericordia et Mísera" do Papa Francisco que em virtude do ministério sacerdotal dá a faculdade aos padres de perdoar os pecados relacionados ao aborto. Dom Francisco ainda falou das visitas pastorais e o remanejamento de alguns padres entre as Paróquias. Alguns comunicados sobre as pastorais foram elencados pelos padres assessores. Pe. Paulo abordou sobre as formações paroquiais para o próximo ano, Romaria ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio em maio de 2017, Escola Diaconal, curso de teologia da Uninter em convênio com a Faculdade Vicentina e sobre a Campanha de construção do Seminário. Ao final, Dom Francisco agradeceu a todos os sacerdotes e diáconos pela dedicação e esforço concluindo com a benção episcopal.

MAK

banner1 02 01