Aconteceu no dia 22 de outubro, durante todo o dia, no restaurante da Associação Brasileira de Amparo A Infância (ABAI) em Mandirituba a “Assembleia Geral Formativa” dos Diáconos da Diocese de São José dos Pinhais

Na programação momentos de Formação, com os temas: "Leitura Orante da Palavra de Deus" Estudo sintetizado do tema abordado na formação do clero da Diocese de São José dos Pinhais, que foi Apresentado pelo Diácono Marcio Coutinho.
Outro tema foi o abordado na formação da Assembleia Regional dos diáconos que foi: "História e Teologia da Liturgia das Horas". Apresentado pelo diácono Marcio Pelinski

O Pe Paulo Henrique Sgarabotto, referencial Eclesiástico dos diáconos, esteve presente, conversando com os diáconos e agradeceu o trabalho de todos.
A coordenação do CDD, definiu o cronograma para o ano de 2017.
Na data de 20/11/16 (festa de Cristo Rei) acontecerá a confraternização dos diáconos e seus familiares.