O Dia Nacional da Juventude foi realizado neste sábado (19) pelo Setor Pastoral 1 na Capela São Francisco de Assis, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Araucária. 

 

Com o tema "Juventude e nossa casa comum" e o lema "vou criar novo céu e nova terra" (Is 65,17), o DNJ deste ano é inspirado na Enciclica do Papa Francisco "Laudato Si". Os jovens são convidados a ser portadores e protagonistas da "casa comum". A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) por meio da Comissão para a Juventude preparou todo o material e disponibilizou para todas as dioceses com o objetivo de motivar a juventude para a responsabilidade diante da criação. 

Pe. Sergio Barbosa do Amaral, Assessor da Juventude do Setor Pastoral 1, afirmou que o DNJ "é uma oportunidade de integração dos jovens das paróquias do setor e motivação aos jovens para se conhecerem e se integrarem na vida da Igreja". 

O encontro contou com a participação da juventude das paróquias do Setor 1. As 13h30 os jovens foram acolhidos com animação musical. Em seguida a coordenação para a juventude explanou sobre a história e caminhada do DNJ, completando 30 anos em 2016. Ainda foi abordado sobre as vocações. O TLC da Lapa apresentou teatro com o tema "Terra Comum". Os jovens tiveram a oportunidade de participar de oficinas com temas biblicos que foram aprofundados nos seis grupos formados. 

Pe. Marcio Adriano Krefer, Assessor da Juventude na Paróquia Santo Antônio da Lapa, realizou palestra com o tema "Juventude, Terra Comum no dia a dia", e falou da necessidade de uma conversão ecológica e os passos concretos no cuidado com a criação. Recordou ainda dos discursos do Papa Francisco na JMJ 2013 no Rio de Janeiro e JMJ 2016 na Cracóvia. "O Papa Francisco dizia aos jovens na chegada a Cracóvia: não tenham medo. Vocês têm uma jóia, que é sua fé cristã", relembrou o Pe. MArcio. 

Sobre o compromisso do jovem, Pe. MArcio também trouxe as Palavras do Papa Francisco, que incentiva o jovem a "construir um mundo de beleza, bondade e verdade". Esses são os três desejos que os jovens trazem no coração. Se um jovem é triste ou preguiçoso, isto é ruim. "É preciso ir avante, sair da tristeza. O jovem precisa ser ousado, e como nos diz o Papa Francisco, o jovem precisa fazer barulho, sair do comodismo, buscar por grandes ideais e andar contra a corrente da civilização que nos faz tanto mal", destaca. 

A Santa Eucaristia foi presidida pelo Assessor da Juventude do Setor Pastoral 1, Pe. Sergio Barbosa do Amaral e concelebrada pelo Pe. MArcio Adriano Krefer. Pe. Sergio incentivou os jovens a serem atuantes na vida da Igreja e a constituirem grupos de jovens comprometidos com os valores da beleza, da bondade e da verdade. 

Por Pascom Paróquia Santo Antônio da Lapa