O Papa fita diretamente a câmara e, em espanhol, diz: «Quem quer que tu sejas, se te comoveres como eu, peço-te que te unas nesta intenção de oração: para que seja eliminado em todas as partes do mundo o flagelo dos meninos-soldado».

Eis o apelo lançado no vídeo transmitido em rede (www.thepopevideo.org com as legendas em seis línguas) para propor a intenção universal de oração do mês de dezembro.

Um filme breve e tocante, com uma criança que, com o rosto coberto com um lenço, veste uma farda e traz um cinto de cartuchos cheios de munição. No momento em que se faz reconhecer, revela-se a sua identidade e passam as imagens do que deveria ser a sua vida: uma corrida na relva atrás de uma bola, a lição na sala de aula, o jogo com um grupo de amigos. «Neste mundo que desenvolveu as tecnologias mais sofisticadas — frisa Francisco — vendem-se armas que acabam nas mãos das crianças-soldado». E nós, acrescenta com veemência, «devemos fazer tudo o que for possível para que a dignidade das crianças seja respeitada e para que se ponha fim a esta forma de escravidão».

Confira o video: https://youtu.be/96jGxXQHfzw

Como aqueles dos meses precedentes, o vídeo é produzido e distribuído pela agência La Machi, em colaboração com o Centro televisivo do Vaticano e faz parte das iniciativas da Rede mundial de oração do Papa (Apostolado da oração), que se podem encontrar na (www.popesprayer.net) juntamente com subsídios para a oração pessoal e com informações para aderir com ofertas particulares aos numerosos projetos promovidos.

Fonte: www.osservatoreromano.va