Em 24 de novembro de 2016 foi encerrada a fase diocesana do processo de beatificação de Carlo Acutis, um rapaz que faleceu aos 15 anos, depois de sofrer uma leucemia fulminante, cujos sofrimentos ofereceu pelo Papa e pela Igreja.

Sua vida transcorreu entre a paixão pela informática, a Missa diária e a oração do rosário. Atualmente, depois do encerramento da fase diocesana realizada pela Arquidiocese de Milão, liderada pelo Cardeal Angelo Scola, a causa foi levada ao Vaticano.

Este jovem nasceu no dia 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra), onde sua família residia por motivos profissionais. Depois, mudaram-se para Milão e começou a frequentar uma escola local. Fez a Primeira Comunhão aos 7 anos de idade.

Sua vida foi marcada por um profundo amor à Eucaristia, a qual considerava como “rodovia para o céu” e participava todos os dias da Missa.

Teve uma vida de oração intensa e devoção à Virgem Maria, a qual considerava sua confidente, e rezava o Rosário diariamente. Dava aulas de catecismo às crianças e ajudava as pessoas que moravam na rua.

Inventou o que alguns chamaram um “kit para tornar-se santo”, formado pela Missa, Comunhão, Rosário, leitura diária da Bíblia, confissão e entrega aos outros.

Desde pequeno também desenvolveu seu talento e paixão pela informática, tanto que os adultos que o conheciam o consideravam um gênio.

Desenhou e criou várias exposições entre as quais destaca uma sobre os milagres eucarísticos no mundo inteiro.

Segundo indica o site ‘Famiglia Cristiana’, antes de saber que estava doente, o jovem fez um vídeo no qual disse que se morresse gostaria que o enterrassem em Assis, onde estão atualmente os seus restos mortais.

Quando foi diagnosticado com a doença, Carlo decidiu oferecer seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja Católica. Faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da festa da Virgem do Pilar.

Em 2007, o jornalista do jornal vaticano ‘L'Osservatore Romano’, Nicola Gori, publicou o livro ‘Eucaristia. Minha rodovia para o céu: Biografia de Carlo Acutis’ e, em 26 de outubro deste ano, também apresentou no Vaticano seu novo livro ‘Um gênio da informática no céu: Biografia de Carlo Acutis’.

Baseado na vida do Servo de Deus, também foi apresentado o documentário ‘Minha rodovia para o céu: Carlo Acutis e a Eucaristia’, realizado pela produtora ‘Officina della Comunicazione’ no qual aparecem muitas cenas ambientadas em Assis, cidade de São Francisco, porque Carlo gostava muito deste lugar.

Na apresentação no mês de outubro intervieram o Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Mons. Dario Edoardo Viganò; o diretor da Livraria Vaticana, Giuseppe Costa; Nicola Gori e Antonia Acutis, mãe de Carlo.

Mons. Viganò, que escreveu o prólogo do livro de Gori, indicou que “gostaria de imaginar Carlo como o padroeiro da Internet e de todos os internautas”.

“Muitas pessoas me falaram tanto deste jovem extraordinário. Estou impressionado. Sobretudo, escolhi falar dele porque levava a santidade à vida diária. O encanto de uma figura normal, mas ao mesmo tempo extraordinária", afirmou Mons. Viganò.

Os livros e o documentário buscam ser um meio para transmitir às gerações mais jovens que cada criança e jovem nascem com um faísca interior, uma profunda originalidade e um claro chamado à santidade.

“Para que globo aerostático suba bem alto é necessário tirar-lhe peso. Do mesmo modo, a alma para subir ao céu precisa cortar todos os pesos pequenos que são os pecados veniais”, dizia Carlo Acutis.

Oração ao Servo de Deus Carlo Acutis

Os promotores de sua causa de beatificação divulgaram esta oração em seu site para pedir sua beatificação e canonização:

Oh Pai,
que nos deste o testemunho ardente
do jovem Servo de Deus Carlo Acutis,
que converteu a Eucaristia no centro da sua vida
e na força da sua dedicação cotidiana
para que outros também Te amassem sobre todas as coisas,
faça com que possa
fazer parte dos Beatos e dos Santos da sua Igreja.

Confirma a minha fé,
alimenta a minha esperança,
fortalece a minha caridade,
assim como o jovem Carlo,
que, crescendo nestas virtudes,
agora vive contigo.

Conceda-me a graça que tanto necessito...

Confio em Ti, Pai,
e em teu amadíssimo Filho Jesus,
na Virgem Maria, nossa dulcíssima Mãe,
e na intercessão do Teu Servo Carlo Acutis.

Rezar um Pai-Nosso, um Ave-Maria e um Gloria.

Rádio Vaticana