05 abril de 2017 - Pe. José Vanol Jr. aborda o tema da fé, diferencia a fé natural da sobrenatural e apresenta os fundamentos da fé cristã. 

“A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê”. (Hb 11,1)

O nosso dia a dia é composto por atos de fé. A fé natural faz parte do ser humano, quer ele creia em Deus ou não. Ela acompanha a maior parte de nossas ações, as quais são realizadas não em base à lógica e a racionalidade, mas simplesmente pelo fato que cremos: que estaremos vivos daqui a dez minutos; que o alimento que comemos não está envenenado; que o motorista do ônibus tem habilitação e seguirá a rota preestabelecida no itinerário... Até o cientista ateu tem fé em suas teorias.

Nós vamos além, pois também temos a fé sobrenatural. Nós cremos que “Deus, infinitamente perfeito e bem-aventurado em si mesmo, num desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para o tornar participante da sua vida bem-aventurada. Na plenitude dos tempos, Deus Pai enviou o seu Filho, como Redentor e Salvador dos homens caídos no pecado, convocando-os à sua Igreja e tornando-os filhos adotivos por obra do Espírito Santo e herdeiros da sua eterna bem-aventurança” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica nº 1).
A fé sobrenatural é um dom. Não a possuímos, devemos pedi-la a Deus. Ao mesmo tempo, ela também é uma virtude que como tal precisa ser exercitada. Como católicos, nós a recebemos através da Igreja e através da Igreja a alimentamos e nos exercitamos para toda boa obra. Nós fazemos parte de uma grande tradição de transmissão das verdades eternas. Conhecer esta tradição significa descobrir a nossa própria identidade.
A Sagrada Tradição é um dos elementos estruturais de nossa fé. Ela está intimamente unida aos outros dois elementos estruturais: a Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja. “A Tradição é o rio vivo que nos liga às origens, o rio vivo no qual as origens estão sempre presentes. O grande rio que nos conduz ao porto da eternidade. E sendo assim, neste rio vivo realiza-se sempre de novo a palavra do Senhor, que no início ouvimos dos lábios do leitor: ‘E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos’ (Mt 29, 20)” (Papa Bento XVI. Audiência Geral de 26/04/2006).
Nossa fé também se fundamenta na Sagrada Escritura que tem o próprio Deus por autor. “[...] ela é dita inspirada e ensina sem erro aquelas verdades que são necessárias para a nossa salvação. Com efeito, o Espírito Santo inspirou os autores humanos, os quais escreveram aquilo que Ele nos quis ensinar. No entanto, a fé cristã não é «uma religião do Livro», mas da Palavra de Deus, que não é «uma palavra escrita e muda, mas o Verbo Encarnado e vivo» (S. Bernardo de Claraval)” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica 18).
No entanto, algumas perguntas podem nos surgir: Como um homem ou uma mulher de hoje pode viver a mesma experiência de fé dos apóstolos? Como a mensagem de Jesus Cristo pode ser atual, transformar vidas, converter e conduzir alguém à salvação? Como a Palavra de Deus pode ser atual num mundo em contínua mudança? A progressiva solução e respostas a estas e muitas outras questões é confiada ao Magistério da Igreja, que é composto pelo Papa juntamente com todos os bispos do mundo em comunhão.
O Magistério da Igreja tem a missão de criar um caminho pedagógico pastoral através do qual os fiéis de hoje, dentro dum mundo em constante transformação, sejam capazes de viver a fé recebida dos apóstolos, de transformar esta fé em vida, de testemunhá-la nos diversos âmbitos da sociedade, de ser fermento na massa e de herdar a salvação eterna por meio duma verdadeira conversão.
Para quem quiser se aprofundar a respeito dos elementos estruturais de nossa fé, eis algumas dicas de leitura: 1) O Catecismo da Igreja Católica contém uma síntese da Sagrada Tradição e daquilo que é a nossa identidade católica; 2) A Sagrada Escritura (Bíblia) contém a Palavra de Deus e 3) os documentos da Igreja, principalmente do Concílio Vaticano II e os vários documentos do Papa contêm as orientações do Magistério da Igreja para a vivência de nossa fé.

 

Catecismo da Igreja Católica:
http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/prima-pagina-cic_po.html

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica:
http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

Bíblia Sagrada:
http://www.bibliacatolica.com.br/

Documentos do Concílio Vaticano II:
http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/index_po.htm

Textos dos últimos Papas:
http://www.vatican.va/holy_father/index_po.htm