19 abril 2017 - A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, a decisão do Papa Francisco em nomear para a vacante Diocese de Joinville (SC), Dom Francisco Carlos Bach, transferindo-o da Diocese de São José dos Pinhais (PR).

Criada em 17 de janeiro de 1927, pelo Papa Pio XI, a Diocese de Joinville abrange 18 municípios da região Norte de Santa Catarina. Possui 65 paróquias e quase 500 comunidades (capelas) divididas em seis comarcas, mais de quatro mil Grupos Bíblicos de Reflexão, mais de 130 padres entre diocesanos e religiosos, 60 diáconos permanentes e 60 funcionários na Mitra Diocesana. A Diocese estava vacante desde o falecimento do bispo Dom Irineu Roque Scherer em julho de 2016. Dom Francisco Bach será o seu 7º bispo.

Dom Francisco Carlos Bach nasceu no dia 04 de maio de 1954, na cidade de Ponta Grossa (PR), filho de Francisco Bach e Helena Denchura Bach. Tem três irmãos: Iolanda, João Paulo e Marcos Fernando. Realizou seus estudos fundamentais no Grupo Escolar Professor Colares e em 1964 ingressou no Seminário Menor Diocesano São José, em sua cidade natal. Em Curitiba cursou Filosofia e Teologia e foi ordenado sacerdote por Dom Geraldo Micheletto Pellanda no dia 03 de dezembro de 1977, na Paróquia Santa Teresinha, em Ponta Grossa. Entre os anos de 1985 e 1987 realizou seu Mestrado em Direito Canônico na Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Na Diocese de Ponta Grossa, entre os anos 1978 e 2003, exerceu diversos ministérios: Pároco, Vigário Paroquial, Professor em escolas, universidades e nos seminários, Reitor de Seminário, Ecônomo do Seminário Maior e Menor Diocesano e Ecônomo da Diocese, Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica, Diretor Geral e Administrativo da Rádio Emissora Sant´Ana e Administrador Diocesano.

O Santo Padre, o Papa Bento XVI, o nomeou Bispo no dia 27 de julho de 2005. Sua ordenação episcopal aconteceu na Catedral de Ponta Grossa no dia 27 de outubro e tomou posse da Diocese de Toledo no dia 24 de novembro de 2005. No dia 03 de outubro de 2012 foi nomeado o novo Bispo Diocesano de São José dos Pinhais (PR), sendo empossado no dia 15 de dezembro do mesmo ano. Dom Francisco Bach exercia ainda a função de secretário do Regional Sul 2 da CNBB e Bispo Referencial para os Presbíteros no Paraná.

A Presidência do Regional Sul 2 agradece por todo o trabalho prestado na Igreja do Paraná e manifesta alegria pela nomeação de Dom Francisco. Que Nossa Senhora do Rocio, Mãe e Rainha do Paraná, o abençoe em sua nova missão!

Com informações da CNBB Sul II

_________________________________________________________________________________________________________________

Dom Francisco Carlos permanece na diocese de São José dos Pinhais como Administrador Apostólico até dia 24 de junho quando assume a diocese de Joinvile. Após esta data, a diocese fica vacante na espera de um novo bispo a ser nomeado pelo Papa Francisco para a diocese de São José dos Pinhais.