26 maio 2017 – O clero da diocese de São José dos Pinhais reuniu-se na última quinta-feira (25) para momento de espiritualidade e para a reunião geral dos padres e diáconos.

O encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Xingú, São José dos Pinhais. Os sacerdotes foram acolhidos pelo Pe. Gilmar, administrador paroquial. Em seguida, Frei Clodovis Boff fez uma reflexão profunda sobre a espiritualidade mariana. Frei Clodovis é sacerdote da ordem dos Servos de Maria, teólogo, filósofo, professor e escritor, com mais de 40 livros publicados. O período da manhã terminou com um momento de oração e consagração a Nossa Senhora.
Após o almoço, o clero se reuniu no salão paroquial para tratar de assuntos relacionados à vida da diocese. Pe. João Maria, coordenador da Ação Evangelizadora agradeceu a Dom Francisco Carlos pelos 4 anos, 4 meses e 4 dias em que esteve pastoreando a diocese. Em seguida, Dom Francisco fez uma avaliação da caminhada da diocese e motivou os sacerdotes e diáconos a continuarem o trabalho já iniciado. “Não pode parar”, dizia Dom Francisco. Desmembrada da Arquidiocese de Curitiba em 2007, a Diocese tem hoje uma identidade própria. A ação pastoral está funcionando e outros projetos já iniciados, como a construção do novo seminário, necessitam de continuidade.
Pe. Braz, reitor do Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, apresentou relatório referente a doações e gastos na construção do Seminário. Pe. Simão fez explanação do conteúdo sobre a formação à vida cristã que será realizada nas paróquias a partir de agosto. Pe. Celmo apresentou como será realizada essa formação: preparação, programação e outros ajustes. Sobre a formação do GRAEP – Grupo de Reflexão da Ação Evangelizadora Paroquial – Pe. Paulo falou sobre a necessidade e participação dos membros. O diácono Robson agradeceu a Dom Francisco em nome dos diáconos por toda a dedicação e carinho. Pe. Emerson falou sobre a pastoral presbiteral, recordou as datas de encontro dos presbíteros e parabenizou o Pe. Aloisio, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus da Colônia Murici, por completar 81 anos de idade e 50 anos de vida presbiteral.

Texto e foto: Pe. Marcio Adriano Krefer – Pascom Diocesana