28 maio 2017 - Famílias vindas de diversas regiões e dioceses do Brasil estiveram presentes no Santuário Nacional de Aparecida neste Domingo da Ascensão, 28 de maio.

As diversas caravanas vieram motivadas pela 9ª Peregrinação das Famílias promovida pela Comissão Vida e Família e Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB. A celebração encerrou o 7º Simpósio Nacional da Família, que ocorreu ontem (27), no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e reuniu lideranças da Pastoral Famíliar de todo o país.

Presidiu a celebração o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Aparecido Donizeti de Souza. Junto a ele no Altar de Aparecida, diversos padres que assessoram o trabalho da Pastoral Familiar na CNBB e em outras dioceses e paróquias.
Dom Aparecido assinalou em sua homilia que a Igreja celebra hoje a Ascensão do Senhor, e que essa festividade recorda a missão confiada por Jesus a todos os cristãos. De modo especial, o bispo lembrou o trabalho realizado pelos agentes da Pastoral Familiar que enfrentam uma missão exigente.
"Que nós possamos nesse dia em que nós temos presente o Brasil todo nessa peregrinação, nessa Festa da Ascensão do Senhor aos céus, que possamos sair daqui com essa convicção: podemos continuar trabalhando com essa esperança, de que o mundo pode ser melhor. Que nós possamos sair com a convicção de que as nossas famílias podem ser transformadas cada vez mais. E esse trabalho mesmo que seja muito exigente, muito árduo, ele é sustentando pela presença do Espírito Santo e também por uma presença tão especial que é nossa mãe Maria . Nesses 300 anos de Aparecida, temos essa certeza que essa mãe sempre esteve atenta às necessidades pelas quais passam seus filhos e filhas. Essa mãe que marcou esta presença há 300 anos atrás e que continua presente em nossa história. Então, nós podemos contar com essa presença amorosa e maternal em nossa vida e nosso mundo", frisou Dom Aparecido.
Nesse ano, a peregrinação reflete o tema: "Família, luz para a Vida em Sociedade", para realçar a importância das ações dos cristãos leigos e leigas na sociedade.
O casal Cátia Estolfe e seu esposo Luiz Estolfe, coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, falaram ao A12 após a missa, e comentaram as reflexões propostas pelo Simpósio como a motivação dos agentes na Peregrinação deste ano.

Fonte: A12