29 maio 2017 - Aconteceu no ultimo domingo (28), na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Piraquara/PR, a missa especial em comemoração ao 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

A missa foi presidida pelo Pe. Valter de Jesus Sousa, coordenador do setor III da PASCOM, além de contar com a participação do coordenador diocesano da pastoral, sr. Marcos Roberto, bem como da secretária diocesana da pastoral da comunicação, sra. Vanessa Aparecida Di Bonito e representantes da pastoral da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Xingu, de São José dos Pinhais.
Na oportunidade o pároco Pe. Valter de Jesus Sousa falou ao povo sobre a importância da pastoral da comunicação para a Igreja, que esta em constante evolução com o povo de Deus, além de fazer a benção de envio a todos os agentes da PASCOM presentes nesta data festiva para a pastoral e demonstrar a importância de se fazer uma comunicação com foco no interlocutor, ou seja, em estar sempre atento não só a passar a mensagem mais em ter certeza de que a comunicação atingiu o seu objetivo.
Em uma época em que a comunicação está em foco, a PASCOM pode e deve ser uma ponte para abrir novas possibilidades para a comunidade cristã, trabalhando para fortalecer os laços entre o homem com o seu próximo e com Deus.
Todos nós devemos ser comunicadores da Palavra de Jesus Cristo, perfeito comunicador do Pai, com verdade e simplicidade ao anunciar os valores do Reino, para que todos possam ter uma experiência pessoal com Jesus e, em consequência, tornem-se novos anunciadores e continuadores de sua obra.

Na véspera da Ascensão do Senhor (27), aconteceu também o encontro dos agentes da Pascom na Paróquia Santo Antônio, Lapa, Setor Pastoral I. Pe. Marcio Adriano, coordenandor do setor e assessor da Pastoral da Comunicação Diocesana, iniciou o encontro com a celebração da Palavra proposto no subsidio da CNBB e refletiu junto com os agentes alguns pontos da Mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Não podemos ter medo de "comunicar esperança e confiança no nosso tempo", principalmente quando os meios de comunicação em busca de audiência e retorno financeiro, fazem da noticia um espetáculo. Para sermos bons comunicadores e atingir os objetivos, precisamos ter Jesus Cristo e o Evangelho como referência e centralidade. Ao final, os agentes partilharam as dificuldades e desafios da comunicação no mundo atual e Pe. Marcio Adriano motivou os agentes a serem "arautos da boa notícia", confiar e cultivar a semente do Reino já semeada pelo Evangelho.

Texto: Leosmar José Machado / Contribuição: Pe. Marcio Adriano Krefer
Fotos: PASCOM – São José dos Pinhais