05 junho 2017 - No último domingo (04) Solenidade de Pentecostes, foi inaugurada oficialmente a nova Igreja de Rito Greco-Católica Ucraniana, em Colônia Marcelino, Município de São José dos Pinhais, Paraná.

A nova Igreja que tem padroeira a Santíssima Trindade já é a terceira construída pelo povo ucraniano. A comunidade foi fundada em 1902 pelos imigrantes ucranianos que se estabeleceram na Colônia provindos de Castelhanos (BR 376 - Serra). A primeira Igreja de madeira foi construída em 1904. Entre 1924 e 1932 foi edificada a segunda Igreja em alvenaria, tombada pelo patrimônio do Estado. A terceira Igreja acaba de ser concluída e inaugurada após nove anos de muita coragem, trabalho e esforço da comunidade. Uma obra arquitetônica majestosa em estilo bizantino-ucraniano que chama a atenção de quem chega na colônia. A Igreja é uma réplica de outra existente na Ucrânia.
O rito de benção da nova Igreja foi realizado pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e pelo Bispo Eparca Dom Meron Mazur, OSBM. Após aspersão com água benta da parte externa da Igreja, fez-se o descerramento da placa comemorativa e o desatamento da fita pelas autoridades presentes. Em seguida, seguiu-se o rito da consagração do altar e unção com óleo santo dos sete principais cantos da Igreja, representando os sete sacramentos.
A Divina Liturgia foi presidida pelo Metropolita Dom Volodemer, concelebrada por Dom Meron e demais sacerdotes presentes. Pe. Emerson Lipinski, Pároco da Paróquia São Sebastião, na Contenda, representou o Bispo Dom Francisco Carlos Bach. Na homilia, o Arcebispo enfatizou o significado do templo e suas dimensões físico-arquitetônica e espiritual. “Precisamos construir o templo material e providenciar a sua manutenção, mas com a consciência do sagrado, do divino, da presença divinizadora de Deus em Cristo pelo poder do Espírito Santo. Mais ainda, precisamos construir o templo espiritual: a comunidade unida em Cristo e cada fiel como um templo do Espírito Santo”, disse o Metropolita.
A Igreja Ucraniana Santíssima Trindade de Rito Greco-Católica pertence à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Curitiba. A comunidade sempre se destacou pelo amor aos valores religiosos e culturais de sua etnia e ofereceu inúmeros sacerdotes e religiosas para o serviço da Igreja. São oito padres e mais de vinte religiosas (freiras). A colônia tornou-se um dos principais pontos turísticos do município, destacando-se na gastronomia, folclore e o fervor dos fiéis que preservam a língua do país de origem.
A benção e inauguração da nova Igreja é o coroamento de uma longa caminhada de toda a comunidade de Colônia Marcelino que fortaleceu ainda mais o espirito comunitário e continua a amadurecer a fé assistida e santificada pela Padroeira Santíssima Trindade.

Texto e fotos: Pe. Marcio Adriano Krefer – Pascom Diocesana