10 julho 2017 – (Curitiba) – o 2º Mutirão Paranaense de Comunicação (MUTICOM) aconteceu no último final de semana (07 a 09), nas dependências da FAE - Centro Universitário e Colégio Bom Jesus, em Curitiba, Paraná.

Com o tema “Comunicação e Evangelização – A Arte de comunicar a Palavra”, o evento reuniu mais de 400 pessoas com a participação de agentes da Pascom, profissionais da comunicação, catequistas, sacerdotes, seminaristas, provindos das várias dioceses do Paraná e até de outros Estados.

Na abertura do Muticom, Dom José Mário Angonese, bispo auxiliar de Curitiba, lembrou que a comunicação na Igreja tem o potencial de comunicar a Boa-Nova, levar a esperança e a vida, e promover a unidade.
“A Pascom, pelo fato de dar visibilidade àquilo que a Igreja católica faz, ela consegue ter uma fluência entre todas as pastorais. A Pascom consegue fluir por dentro de outras pastorais. Tem uma missão muito importante. Além de comunicar o bem que fazemos, trabalhar também pela unidade de nossa Igreja. A Pascom pode fazer isso”, salientou o bispo.
O 1º Muticom aconteceu em 2015 em Guarapuava. Nesta segunda edição do Mutirão, houve uma crescente participação das dioceses e paróquias do Estado. Isto significa que a comunicação na Igreja está ganhando visibilidade e tem um papel fundamental. “É uma caminhada árdua, mas exitosa. Esse 2º Muticom nos traz a certeza de que o segundo passo deste dia de hoje será fundamental e também será uma grande realidade. Significa que nós temos futuro. Esse 2º mutirão da comunicação aponta para a evangelização, aponta para o crescimento. Seremos muito mais envolvidos no amanhã da comunicação em todos os lugares”, destacou Dom Antônio Wagner da Silva, bispo de Guarapuava e Referencial para a Comunicação do Regional Sul 2.
A Pastoral da Comunicação está desenvolvendo seu potencial de comunicar também para a sociedade. “A comunicação dentro da Igreja está se expandindo bem. E agora precisamos olhar pra frente para uma comunicação sempre maior para a sociedade. Muitos dos nossos já comunicam para a sociedade. Mas muitos outros ainda estão pescando no ‘pesque e pague’. (...) A sociedade espera a nossa comunicação. A sociedade precisa”, afirmou Pe. Marcio Spaki, Secretário Executivo dos Bispos do Paraná.
O 2º Mutirão de Comunicação foi organizado pela Pascom da Arquidiocese de Curitiba, com o apoio do Regional Sul II e teve a presença de grandes nomes da comunicação, como Daniel Godri Junior, Frei Rogério – fundador da Pastoral do empreendedor, Hudson José – TV Evangelizar, Professor Jair Passos e o Pe. João Carlos Almeida (Pe. Joãozinho, scj).
Além das palestras sobre comunicação e evangelização, os participantes tiveram a oportunidade de participar das oficinas distribuídas em várias modalidades: catequese, liturgia, mídias digitais, artes cênicas, fotografia, texto jornalístico, técnicas vocais, e outros.

Confira a abertura do encontro: https://youtu.be/9-nlFyqpLVE

O Coordenador Regional da Pascom, Jorge Teles, conversou com as coordenações diocesanas da Pascom, e a decisão tomada de que o próximo Muticom Paranaense será em 2020, ainda sem local definido. Algumas dioceses já manifestaram o desejo de sediar o próximo Mutirão de comunicação.

Pe. Marcio Adriano Krefer / Pascom Diocesana