18 julho 2017 - Nos dias 13 a 16 de julho, a Comissão da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 2 realizou o primeiro módulo da 3ª Escola Regional Bíblico-Catequética Emaús com o tema “Querigma”.

Participaram da escola, alunos integrantes das (Arqui) Dioceses do Regional Sul 2: Paranavaí, Paranaguá, Toledo, Apucarana, Maringá, Ponta Grossa, União da Vitória, Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Cascavel, Foz do Iguaçu, Curitiba, Palmas, Francisco Beltrão, São José dos Pinhais e Umuarama, totalizando 68 alunos presentes, tendo entre estes, padres, religiosas e leigos em sua maioria, que atuam nos trabalhos de Animação Bíblico-Catequética.
A Diocese de São José dos Pinhais esteve representada pelos catequistas/ formadores: Ivan Datovo, Osnilda Maria de Souza, Deusdete Aparecida S. de Souza, Daniella Amaral e Fernando Balbinotti.
Diante das sábias palavras de Dom José Antônio Peruzzo foram conduzidos os trabalhos em face do tema “Querigma”. “O termo “querigma”(...) designa, já desde os primeiros dias do cristianismo, o núcleo central da “boa notícia” da salvação de Jesus Cristo. É o primeiro anúncio do Evangelho, cuja essência é proclamar um grande acontecimento de salvação, até então, jamais pensado ou imaginado: que o homem Jesus de Nazaré é o Filho de Deus, que assumiu inteiramente a carne humana, que abraçou a cruz, morreu e ressuscitou para a salvação de todos".
Ainda, Dom Peruzzo destacou a importância da Liturgia como mediação privilegiada para uma catequese querigmática: “(...) Nas celebrações litúrgicas os participantes podem ser inundados de grande alegria e assim fazer a experiência da paz de Deus.(...) na cultura pós-moderna a sadia emoção pode procurar um movimento que abre a interioridade pessoal para o amor e o dom de Deus.” O arcebispo, ainda destacou a “Leitura Orante”, como forma eficaz de encontro pessoal com Jesus.
A escola trabalhou com o método de eixos de estudo, onde os assuntos foram analisados e discutidos sob a luz da Bíblia, da Teologia, da Liturgia e da Metodologia. Além do ótimo ambiente de convívio, criaram-se vínculos de amizades e atenção entre os alunos, que ficaram para além dos limites físicos da escola, fato que serviu para o fortalecimento das relações interpessoais dos formadores chegando ao fortalecimento das relações interdiocesanas do Regional Sul 2.

A equipe organizadora:
- Bispo Referencial: Dom José Antônio Peruzzo.
- Coordenadora da Animação Bíblico-Catequética: Regina Helena R. F. Mantovani.
- Equipe Regional de Catequese: Pe. Nilson Caetano Ferreira, Ir. Flávia Carla Nascimento, Maria do Carmo Rollemberg, Soely Piva, Helena Maria Loli, Léo Marcelo Plantes Machado, Célio Calikoski e Débora Pupo.

Fernando Balbinotti e Daniella Amaral