05/10/2017 - Queremos compartilhar com vocês nossa alegria, de termos realizado a Primeira Assembléia Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de São José dos Pinhais nos dias 30/09 e 01/10, sábado e domingo últimos no Lar Mãe Maria.

Implantada em nossa Diocese em março de 2016, nas Paróquias Nossa Senhora Aparecida – Xingu e Sagrado Coração de Jesus – Muricy, hoje está presente em oito Paróquias da Diocese com a missão de levar fé, vida, dignidade e esperança às pessoas idosas visitadas mensalmente, preferencialmente as mais vulnerabilizadas por sua fragilidade física ou situações de risco social, independentemente de seu credo religioso. Lembremos aqui o que nosso São João Paulo II no pediu uma semana antes de seu falecimento: “Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem.”

Foi um momento de Reflexão e agradecimento a Deus por esta caminhada e de avaliação e Planejamento para os próximos passos. Estavam presentes representantes das Paróquias onde a PPI já está implantada. A Assembléia iniciou com um lindo momento de espiritualidade e reflexão sobre o primeiro ano da PPI, fazendo uma relação com a caminhada de Maria em direção a Jesus, que não foi nada fácil, encontrou muitas pedras e espinhos. A caminhada de nossas pastorais é semelhante, temos dificuldades. Maria sempre confiante e fiel ao seu sim perseverou até o fim, encontrando um novo caminho de flores e luz e assim como ela devemos seguir em frente neste caminho rumo a Jesus. Na seqüência acolhemos a Imagem de N. Sra. Aparecida, lembrando dos trezentos anos do encontro de sua imagem pelos pescadores.

Pe. Paulo esteve presente nos brindando com uma linda mensagem de carinho, parabenizou todos os membros da PPI pelo primeiro ano de trabalho. Apesar de ainda não ser uma pastoral tão conhecida, tem despertado nas lideranças o desejo de implantá-la em suas comunidades com o apoio dos Párocos que tem nos solicitado expansão para todos os setores da Diocese. Pe. Paulo se despede deixando a orientação que este é o caminho que a pastoral deve seguir, pois quem não tem uma meta e direção não segue caminho nenhum, pede orações na intenção da nomeação do novo bispo e em seguida nos dá a benção.

Paróquias com PPI e número de Idosos acompanhados:

A Paróquia N. Sra. Aparecida- Xingu tem em 4 Capelas implantadas a pastoral com 22 líderes atuantes e atendem 155 idosos.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus tem PPI em 05 Capelas, 13 líderes, e atendem 140 idosos

Paróquia N. Sra. do Monte Claro tem 03 Capelas, 38 líderes, e 159 idosos atendidos.

Paróquia N. Sra. auxiliadora tem em 08 Capelas, 28 líderes e 139 idosos atendidos.

Paróquia N. Sra. Aparecida Guatupê tem 4 Capelas implantadas , 8 líderes atuantes e 62 idosos atendidos.

Paróquia N. Sra. Perpétuo Socorro,tem 03 Capelas, 20 líderes e 162 idosos.

Paróquia São Sebastião tem uma comunidade 12 líderes e 36 idosos atendidos.

Somando um total de 08 Paróquias, 28 comunidades, 141 líderes, 853 idosos cadastrados e acompanhados.