05/10/2017 - A Pastoral Familiar da Diocese de São José dos Pinhais realizou no último final de semana (30/09 e 01/10) na Paróquia Santo Antônio na Lapa-PR, o 14º Retiro para Casais em Situação Irregular (2ª União) do “Grupo Bom Pastor”.

O retiro foi coordenado pela Pastoral Familiar da Paróquia Santo Antônio da Lapa. O encontro teve a participação de 28 casais néos (3 Paróquia N. Sra. do Monte Claro SJP; 2 Paróquia São João Batista Contenda; 3 Paróquia S. Gabriel da Virgem Dolorosa Faz. Rio Grande; 4 Paróquia Imaculada Conceição – Mariental Lapa; 17 Paróquia Santo Antônio Lapa), 9 casais piloto que terão a missão de acompanhar a vida Cristã destes Casais, 11 palestrantes e mais de 100 pessoas envolvidas nas equipes de trabalho (Movimento de Irmãos, Movimento TLC, MACs, Movimento Cursilho, Pastoral Juvenil...), que se doaram com muito amor para que este Retiro acontecesse (Orando, cozinhando, hospedando, acolhendo, cuidando das crianças). Teve como ponto marcante do Retiro o teatro apresentado pelo Grupo de Jovens (Pastoral Juvenil e Movimento TLC).

Também se fizeram presentes no Retiro, os Padres: Celmo, Braz e Márcio, e os Diáconos Lourival Assessor Diocesano da Pastoral Familiar e o Diácono João Cruz. É a unidade da Igreja que o Papa Francisco tanto pede, Pastorais e movimentos trabalhando juntos em prol de uma só missão, a evangelização das Famílias.

Este é um trabalho em que a Igreja abre as portas e acolhe estas famílias fragilizadas. O PAPA FRANCISCO em sua Exortação Apostólica Pós Sinodal “AMORIS LEATITIA”, Capítulo VIII ele nos pede para ACOMPANHAR, DISCERNIR E INTEGRAR A FRAGILIDADE. Já no início deste Capítulo é colocado que, Iluminada pelo olhar de Cristo, a Igreja “dirige-se com amor àqueles que participam de sua vida de modo incompleto, reconhecendo que a Graça de Deus também atua nas suas vidas, dando-lhes a coragem para fazer o bem, cuidar com amor um do outro e estar a serviço da comunidade onde vivem e trabalham”.

No contexto do ano Jubilar dedicado à Misericórdia. Embora não cesse jamais de propor a perfeição e convidar a uma resposta mais plena a Deus, “a Igreja deve acompanhar, com atenção e solicitude, os seus filhos mais frágeis, marcados pelo amor ferido e extraviado, dando-lhes de novo confiança e esperança, como a luz do farol de um porto ou de uma tocha acesa no meio do povo para iluminar aqueles que perderam a rota ou estão no meio da tempestade”. Não esqueçamos que, muitas vezes, o trabalho da Igreja é semelhante ao de um hospital. (Exortação Apostólica Pós Sinodal “Amoris Leatitia” – Capítulo VII – 291)

"QUE A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ESTEJA COM VOCÊS E SEUS FAMILIARES".

FRATERNALMENTE

O Casal e a Família cristã edificam a Igreja. Os filhos são fruto precioso do casal."

HELCIO e CECÍLIA MÜLLER
Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar