25 jan 2018 - Cidade do Vaticano – O Papa Francisco enviou, por meio do Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, uma mensagem aos participantes do 14° Intereclesial das CEBs, em andamento na Arquidiocese de Londrina (PR).

A mensagem do Pontífice é uma “palavra de estímulo e benção, que possa ajudar as CEBs a trazerem aos desafios do mundo urbano ‘um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja’”.

Deus nunca é indiferente ao sofrimento do seu povo

Comentando o lema do Encontro –“Eu vi e ouvi o clamor do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3, 7-8) –, Francisco recorda que Deus nunca é indiferente ao sofrimento do seu povo, enviando Jesus Cristo para nos libertar da escravidão do pecado e da morte.
“Essa ação redentora, que celebramos com fé na liturgia, deve depois se manifestar numa vida pessoal onde brilhe a luz do Evangelho, isto é, numa existência inspirada no amor e na solidariedade, que é a linguagem do amor”, lê-se no texto assinado pelo cardeal Parolin.

Cultura do descarte

Ouvindo o clamor dos pobres e famintos de Deus, de justiça e de pão, o Santo Padre faz votos que as Comunidades Eclesiais de Base possam ser um instrumento de evangelização e de promoção da pessoa humana, capaz de ir ao encontro dos terríveis efeitos da cultura do “descarte”.
Quem vive nas favelas, na periferia ou sem poder, já não está na sociedade, mas fora dela, afirma o Papa. “Os excluídos não são “explorados”, mas resíduos, sobras.”

Francisco concluiu sua mensagem depositando aos pés de Nossa Senhora Aparecida todos estes votos e preces e concedendo a todos os participantes a sua Benção Apostólica.