01 fev 2018 - Queridos irmãos e irmãs, prezado Padre Paulo, administrador diocesano, caríssimos presbíteros e diáconos permanentes, carissimos religiosos e religiosas, consagradas e consagrados, queridos seminaristas, prezadíssimos leigos e leigas, membros da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo presentes nas 38 paróquias que integram a diocese e que se encontram em 14 municípios.

Confiante em Nosso Senhor Jesus Cristo, que me chamou através do Santo Padre, o Papa Francisco, aqui estou inteiramente à disposição da Santa Igreja, para continuar exercendo o ministério (que me foi concedido) de servidor do Evangelho como Sucessor dos Apóstolos. Juntos, confirmados e animados na fé, como discípulos missionários, sob a intercessão de São José, nosso padroeiro, vamos continuar escrevendo a história dessa jovem diocese, criada aos 06 de dezembro de 2006, por iniciativa do Papa emérito Bento XVI, e instalada aos 19 de março de 2007. Vamos florescer e frutificar onde Deus nos plantou.

Como operário na Vinha do Senhor, com temor e alegria, sinto-me chamado a suceder dois grandes pastores, Dom Ladislau Biernaski (CM), que me ordenou diácono em 22 de fevereiro de 1987 e Dom Francisco Carlos Bach, o segundo bispo diocesano de São José dos Pinhais. Para amar e servir, “na cruz do Senhor”, como terceiro bispo diocesano, quero ser sinal visível da unidade e da comunhão entre os filhos e filhas de Deus, reunidos ao redor de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Palavra, na Eucaristia e na Caridade para sermos sempre mais parecidos com Jesus.

Amados irmãos e irmãs, minha nova família diocesana, quero estar com frequência em nossas paróquias, e também em meio às associações, pastorais e movimentos eclesiais, escutar a todos sobre suas necessidades e dificuldades, anseios e aspirações, dialogando e, juntos, colocando-nos à escuta do Espírito Santo, perscrutando o que nos diz, diante de tantos desafios e adversidades a serem enfrentados. Esperamos vencê-los, com paciência e muita confiança na graça de Deus que precede todas as nossas ações e iniciativas.

Na “alegria do Evangelho” seguiremos “avançando por águas mais profundas”, para sermos a Igreja da misericórdia, em saída. Vamos ao encontro daqueles e daquelas que estão longe, perdidos, separados, destruidos e destituidos de sua dignidade. Levando o bálsamo da caridade, que cura feridas, num mundo marcado por tantas injustiças, ilusões e seduções, cremos que a misericórdia pode vencer, a cada momento, as dores do pecado. E assim, como discípulos missionários, vamos continuar trilhando os caminhos da vida de nossos diocesanos de São José dos Pinhais. Vamos caminhando com amor e alegria, profundamente apaixonados pela missão.

Trago comigo a oração e o carinho dos irmãos e irmãs da diocese de Apucarana, Igreja particular na qual iniciei meu ministério episcopal, e de onde levarei, para onde for a força da luta de tanta gente como operários da vinha do Senhor! Sou muito grato à diocese de Apucarana.

Rezemos juntos uns pelos outros, confiando na intercessão de Nossa Senhora de Lourdes e de São José. Rezem comigo! "A oração nos faz voar até o céu para abraçar Deus com o coração".

Minhas mais efusivas saudações a todos, às lideranças eclesiais, civis e militares, homens e mulheres de boa vontade, cristãos de outras comunidades, enfim, a todos aqueles que acreditam em um mundo mais justo, solidário e fraterno. Todos somos vocacionados para promover a vida.

Coloco-me junto a todos que queiram seguir a Cristo no caminho que nos conduz ao Pai, na força do Espírito Santo. Jesus é o caminho, a verdade e a vida em abundância. Nele, com ele e por ele, só poderemos crescer e favorecer sempre mais concretamente o reino de Deus entre nós.

Rezem por mim!

“In Cruce Domini”! (Na Cruz do Senhor), envio a todos e todas a minha benção apostólica. “Quanto a mim, que eu não me glorie, a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo” (Gl 6,14).

Dom Celso Antônio Marchiori
Bispo eleito de São José dos Pinhais aos 13 de dezembro de 2017, memória de Santa Luzia.