18 fev 2018 - São José dos Pinhais, PR - No último sábado (17), Dom Celso Antônio Marchiori tomou posse na cátedra da diocese de São José dos Pinhais e iniciou o seu governo pastoral.

 

A celebração de posse aconteceu na Catedral de São José, com a presença de bispos, sacerdotes, autoridades civis e um grande número de fiéis que se reuniram para acolher e celebrar com júbilo o inicio do governo pastoral de Dom Celso. 

Antes do inicio da celebração eucaristica, Dom Celso foi conduzido através do corredor central da nave da Igreja Catedral, e foi levado à Capela do Santíssimo Sacramento que se encontra no retábulo do altar mor para um breve momento de oração pessoal. Após a procissão de entrada deu-se inicio à Santa Missa presidida pelo Metropolita Dom José Antônio Peruzzo (Arcebispo de Curitiba). A tomada de posse de Dom Celso se deu através da leitura das Letras Apostólicas (Bula de Nomeação) e o convite feito pelo Metropolita para Dom Celso sentar-se na Cátedra. Representantes da Igreja e da sociedade civil fizeram a acolhida e agradecimentos ao Bispo Diocesano e em seguida prosseguiu a celebração da Santa Missa. 

Dom Celso Antônio Marchiori nasceu no dia 14 de agosto de 1958 em Campo Largo, Paraná. Foi ordenado sacerdote no dia 06 de março de 1988. No dia 08 de julho de 2009 foi  nomeado pelo Papa Emérito Bento XVI bispo para a diocese de Apucarana, sendo sua ordenação Episcopal no dia 28 de agosto na Catedral Basilica Nossa Senhora da Luz em Curitiba. Sua posse em Apucarana no dia 02 de outubro de 2009. 

Atualmente, no Regional Sul II da CNBB, Dom Celso é bispo referencial para a Pastoral do dizimo, Pastoral do surdo, dos Bispos Eméritos, da Renovação Carismática Católica (RCC), e Ministério para seminaristas. Na CNBB nacional é o bispo referencial  da Pastoral do surdo. 

Depois do Pastoreio de Dom Francisco Carlos Bach, transferido para a diocese de Joinville, Santa Catarina, a diocese permaneceu vancante por cerca de 9 meses. No dia 13 de dezembro de 2017, Dom Celso foi eleito pelo Papa Francisco para assumir o pastoreio do povo de Deus na Igreja Particular de São José dos Pinhais, Paraná. Na triplice missão pastoral do bispo, de reger, ensinar e santificar, o povo de Deus presente nas 38 paróquias que compõem a diocese, se alegra imensamente e acolhe o 3º Bispo da Diocese de São José dos Pinhais. O lema episcopal de Dom Celso Antônio Marchiori é "In Cruce Domini" (Na Cruz do Senhor), traduzindo o programa pastoral do bispo, que é não ter outra glória senão "A Cruz do Senhor". 

Pe. MArcio Adriano Krefer

Fotos: Gregory Estevão de Macedo