20 fev 2018 - Piraquara, PR - Aconteceu no último sábado (17), o retiro anual realizado na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Piraquara/PR. Com o objetivo de reunir os paroquianos num momento fraterno e de reflexão, o encontro acontece no início do ano, como um pontapé inicial ao trabalho pastoral a ser desenvolvido nos próximos meses.

Com início às 8h30, aconteceu o credenciamento dos participantes e o café. O evento contou com a participação de aproximadamente 85 pessoas. Padre Antônio Viana de Brasília, Sacerdote da Congregação Servos da Caridade, foi quem conduziu os assuntos tratados.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e superação da violência”, foi o tema central. A comunidade foi convidada a refletir sobre os diferentes tipos de violência que existem em nossa sociedade, bem como as possíveis atitudes, principalmente cristãs, que podem ajudar a minimizar os índices cada vez mais frequentes de violência, não só no país como no mundo.

Pensando justamente nas ações que podemos e devemos desenvolver para combater a violência, Padre Antônio discutiu ainda sobre a paz, que deve ser fruto da justiça – e justiça que brota do amor. Neste sentido, fomos estimulados a refletir também sobre o nosso papel na comunidade da qual participamos, e também na sociedade, tendo presente que a Igreja está celebrando o “Ano do Laicato”.

Sendo assim, o grande apelo feito neste retiro, foi a importância da união de todos em busca de um mundo mais justo, e atitudes mais misericordiosas com o próximo, sobretudo neste tempo quaresmal. A programação foi encerrada às 19h com a Celebração Eucarística presidida por padre Alírio J. Anghebem.

Texto: Jussara Andrade