09 MAR 2018 - Lapa/PR - No domingo dia quatro de março, aconteceu a formação e o dia de espiritualidade com os Ministros Auxiliares da Comunidade – MAC do setor pastoral 1 da Diocese de São José dos Pinhais no Santuário Diocesano de São Benedito da Lapa.

Participaram aproximadamente duzentos e trinta MAC das Paróquias de Santo Antônio da Lapa, de Santos Reis e da Imaculada Conceição de Mariental. As demais paróquias do setor pastoral 1 reuniram-se neste mesmo dia em Araucária. O encontro iniciou com a santa missa às nove horas no Santuário de São Benedito. Em seguida todos foram convidados a partilhar o alimento que cada um foi convidado a levar como um gesto de amor, solidariedade e amizade. A refeição foi um momento de beleza, alegria, unidade e multiplicação não só do alimento, mas de bênçãos e graças para cada participante.

A missa e o retiro foi presidido pelo agostiniano descalço o Frei Indiomar Smaniotto Maieski, vigário paroquial do Senhor Bom Jesus de Araucária, e teve como reflexão a oração e a formação sobre o sacramento da Eucaristia, Unção dos enfermos e principalmente sobre a visita do MAC aos enfermos. Foi um encontro muito proveitoso e de crescimento pessoal do MAC na realização do ministério que lhe é confiado pela comunidade eclesial.

Durante todo o dia do encontro os padres das três paróquias da Lapa fizeram-se presentes para o atendimento das confissões dos MAC. Deus abençoe o Frei Indiomar, todos os MAC que se organizaram para este momento importante na caminhada do ministério e à equipe de organização.

Tão bonito o gesto da partilha dos alimentos que o pouco que cada um partilhou foi tanto que sobrou muita comida. O alimento que não foi consumido durante o encontro foi encaminhado para o CERENE - Centro de Recuperação Nova Esperança, que atua no atendimento para reabilitação de dependentes químicos (álcool e outras drogas), na Lapa esta casa acolhe apenas homens, a partir da visão de ser humano integral. É uma obra da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Para concluir: a celebração foi solene, a experiência da reconciliação foi a oportunidade da acolhida da graça misericordiosa de Deus, a palestra formativa edificou, mas o que marcou o dia foi o gesto da PARTILHA que nasceu do coração de cada um e que transbordou, e chegou até outras pessoas.

Daysi do Rocio Mendes
Coordenadora dos MAC