11 Abril 2018 - Aconteceu entre os dias 06 e 08 de abril, na Casa de Retiros Dom Orione em São José dos Pinhais, o primeiro módulo da escola catequética São José, tendo como participantes coordenadores e catequistas com adultos das Paróquias da Diocese de São José dos Pinhais.

Na sexta-feira, deu-se início às atividades com a acolhida dos participantes, a apresentação da escola e finalizando o dia com um momento de oração.

No sábado, as duas turmas usufruíram de facilitadores para auxiliar nos temas que foram propostos. Na turma com os catequistas de adultos, iniciou com o assessor da catequese da Diocese, Padre Celmo Suchek de Lima que ministrou no período da manhã o tema "contextualização da catequese com adultos hoje". No período da tarde, o facilitador Padre Martin A. H. Stein conduziu com o tema "Introdução à Iniciação à Vida Cristã". A seguir, o coordenador da catequese na Diocese, Leo M. Plantes Machado, refletiu com os catequistas o tema "O adulto hoje e o processo de implantação do catecumenato na Diocese".

Na turma de coordenadores, no período da manhã, o facilitador Padre Martin Stein trabalhou o tema "O ministério da coordenação". O período da tarde iniciou-se com uma dinâmica conduzida por Luciano Schafer da equipe diocesana e seguiu com Cristiane Silva, também da equipe diocesana, que conduziu o tema "Os tópicos dos Documentos do Magistério sobre catequese".

No período da noite, as duas turmas se reuniram e conduzida pelo Leo, foi apresentada a Ação Evangelizadora Cada comunidade uma nova vocação, e como gesto concreto, foi realizado o que é proposto nesta ação evangelizadora: foi recitada a dezena do terço na intenção das vocações específicas. A seguir, todos participaram da celebração dos ritos de assinalação na fronte e dos sentidos, imposição da Cruz e entrega da Palavra de Deus, presidida pelos Diáconos Permanentes Manoel Silva e Romildo Pontarolo.

No domingo, no período da manhã, as duas turmas participaram da Santa Missa, presidida pelo Padre Aleixo W. de Souza. A seguir, iniciou-se as atividades com as turmas. A escola com catequistas de adultos contou com a presença do Diácono permanente Márcio Pelinski, como facilitador, que trabalhou ao longo de todo o dia o tema "Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã".

Com a turma de coordenadores Padre Aleixo conduziu o período da manhã com o tema "Relações Interpessoais". No período da tarde foram conduzidos trabalhos em grupos, onde foi preparado um momento de oração a partir da Leitura Orante do texto de Emaús (Lc 24) e a recitação da dezena do terço na intenção das vocações específicas. Após o momento de oração, houve o estudo de textos sobre a vivência de catequista e a seguir houve a partilha do que foi concluído em cada grupo.

Ao fim das apresentações dos grupos foi realizada a avaliação da escola catequética e a mesma finalizou-se com a celebração de envio, presidida pelo Diácono Manoel, onde todos os participantes da escola estiveram presentes.

A coordenação da Equipe Diocesana de Catequese agradece imensamente a participação de todos os coordenadores e catequistas com adultos que estiveram presentes na escola catequética e já nos preparamos para nos encontrarmos no mês de junho onde acontecerá o segundo módulo.

Que Deus, com a intercessão de nosso padroeiro São José nos abençoe para que possamos colocar em prática todo conhecimento adquirido nesta escola, e que nossos trabalhos sejam fortalecidos por Aquele que nos amou e nos ama primeiro. Tudo por causa de um grande Amor!

Equipe Diocesana de Animação Biblico Catequética