30 ABRIL 2018 - Aparecida/SP - O Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida do Santuário de Aparecida recebe desde o último dia 26 o Encontro Nacional de Presbíteros.

 

Em missa celebrada na manhã de hoje (30), os padres foram alertados para não caírem no ativismo e darem importância à vida fraterna. A celebração foi presidida pelo presidente da Comissão Nacional de Presbíteros, Padre José Adelson da Silva Rodrigues da arquidiocese de Natal (RN). Segundo o sacerdote, com as novas comunicações, o homem tem ignorado a busca da verdade e se perdido no materialismo prático e no relativismo. Diante disso, ressaltou:

“Precisamos levar esperança a todos os que estão desanimados e abatidos pelo ativismo e desgaste emocional e institucional”.

Pe. Adelson também deu um pequeno testemunho pessoal: “Passei 15 anos do meu ministério achando que era uma máquina. Não era e nunca fui super homem (...). Hoje precisamos tirar tempo pra nós mesmos: folga, descanso, lazer, convivência com os irmãos de presbitério”. E ainda acrescentou: “Quem compreende o padre é outro padre. Tendo equilíbrio na dimensão afetiva, seremos melhores pastores”.

O presidente da comissão também recordou as palavras de Papa Francisco: “Ser sacerdote significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos, carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai”.

Concluindo, Pe. Adelson reforçou a importância da escuta ao povo e da vivência fraterna entre os sacerdotes. “Eis o convite após esse encontro, nossa missão é ser cuidadores dedicando tempo pra escutar os irmãos que passam por alguma dificuldade. Que aos pés de Nossa Senhora Aparecida, possamos ser discípulos pastores e missionários e levar a esperança de um mundo melhor, mais justo e fraterno”, finalizou.

Texto e foto: A12