23 MAIO 2018 - Um processo formativo rico em sensibilidade e voltado para reconhecimento do outro como igual nas diferenças é o que marcou os dois dias do Encontro Regional de Catequistas junto à pessoa com deficiência.

Dando continuidade aos cinco anos de caminhada, o encontro levantou a questão "tenho um catequisando com deficiência, e agora?". Para responder a questão, as dioceses participantes, partilharam experiências e buscaram elementos no método catequético (ver - iluminar - agir - celebrar).

O encontro contou com a participação de quatro catequistas surdos, entre eles a professora Helaine Rampazzo, que destacou em sua palestra que a espiritualidade do catequista transcende às práticas tradicionais na catequese e deve ser uma vivência concreta, inspirada em Maria, a todo momento, até mesmo no estourar das pipocas, que foi a dinâmica por ela conduzida.

As formadoras provocaram os catequistas participantes a se colocar no lugar do outro e simular situações vivenciadas por pessoas com deficiência e possíveis metodologias para possibilitar um trabalho de evangelização efetivo.

Iluminados pela Eucaristia e pela Palavra, que naquele final de semana recordava Pentecostes, os catequistas foram motivados e enviados, portanto, à missão inclusiva na catequese.

A Diocese de São José dos Pinhais esteve representada por Deusdete Aparecida Siqueira de Souza e Jéssica Adriane Pianezzola da Silva, membros da Equipe de Coordenação Diocesana da Catequese Inclusiva.