24 MAIO 2018 - Foi realizado nos dias 15 e 16 de maio o 10º Encontro dos assessores diocesanos de catequese promovido pela coordenação de animação bíblico-catequética do Regional Sul 2 da CNBB.

O encontro aconteceu no Instituto Nossa Senhora da Salete, no bairro Jardim Social, em Curitiba. O encontro anual tem o objetivo de reunir os assessores diocesanos para a catequese, a formação e partilha das experiências. Normalmente o assessor diocesano é exercido por um presbítero, em raros casos por uma religiosa. A função do assessor diocesano é ser o elo entre a equipe diocesana de catequese junto aos párocos e vigários paroquiais.

A Diocese de São José dos Pinhais tem uma equipe de assessores. O assessor diocesano é o Padre Celmo Suchek de Lima. Cada setor pastoral tem o seu assessor: para o setor pastoral 1 o Frei Indiomar Smaniotto Maieski; para o setor pastoral 2 o Padre Fabio Júnior Meira; para o setor pastoral 3 e subsetor o Diácono Manoel Pereira da Silva.

No encontro do regional participaram: Padre Celmo e Frei Indiomar, e também o coordenador da ação evangelizadora da Diocese de São José dos Pinhais o Padre João Maria Rodrigues Stech. O tema de reflexão deste encontro foi a família cristã no processo educativo e na transmissão da fé aos filhos. O facilitador foi o Padre Paulo Gil, da Arquidiocese de São Paulo (foto ao lado).

Entre outras atividades desenvolvidas foi realizada a partilha das atividades realizadas e dos desafios encontrados na catequese de cada uma das Dioceses do Paraná. A equipe de coordenação da catequese da Arquidiocese de Curitiba partilhou o processo realizado junto da iniciação à vida cristã, processo este que vem se desenvolvendo desde o ano de 2004. Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e presidente da comissão para Animação Bíblico Catequética da CNBB recordou que a Iniciação à Vida Cristã é uma busca. Esta busca conduz ao encontro com a Pessoa de Jesus, e não apenas com ideias ou ideais cristãos ou religiosos. A catequese nos conduz à experiência de Jesus Cristo Ressuscitado. E mais, falamos muito em nossos tempos sobre Iniciação à Vida Cristã. Precisamos cuidar de que este tema não se torne apenas um modismo. A Iniciação à Vida Cristã tem o objetivo de atrair discípulos, e estes poderão decidir em tornar-se missionários de Jesus Cristo na família, na comunidade e na sociedade.

O encontro acontece anualmente, e o próximo encontro dos assessores é previsto para a segunda semana de maio de 2019.

Padre Celmo Suchek de Lima - Assessor para a Catequese na Diocese de São José dos Pinhais.