12 JUNHO 2018 – No último domingo (10) aconteceu no salão da Matriz Paróquia Nossa Senhora de Fátima em São José dos Pinhais, o 2º Encontro Diocesano de Comunicação.

Com o tema “Comunicação e Mídias Sociais: educar para a verdade”, o encontro teve como objetivo refletir sobre a comunicação na Igreja e capacitar os comunicadores, agentes de pastorais e lideranças de comunidade, para o amadurecimento na ação de comunicar a verdade e na utilização das mídias digitais em favor da comunhão e da eficácia pastoral.

O encontro contou com a presença de cerca de 80 pessoas provindas das paróquias da diocese. O jornalista e repórter Emanuel Pierin da RIC TV e Band News FM, e a jornalista Fabiana Sá da Rádio Canção Nova conduziram o encontro com profundidade e mostraram aos participantes por meio de exemplos midiáticos a necessidade de procurar a verdade nas informações.

Vivemos num momento da história onde busca-se a primazia na informação. Para o jornalista Emanuel Pierin, “é preciso dizer a verdade, e não apenas ser os primeiros”, comenta. As notícias falsas (fake news) são veiculadas nas redes sociais e até na vida pessoal em relação aos outros. É aqui que os comunicadores comprometidos com a verdade devem estar atentos e conscientes da responsabilidade na comunicação.

O coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação, Marcos Roberto, falou sobre a organização da Pascom na diocese e os documentos da Igreja que orientam para uma pastoral sincronizada com outras pastorais e movimentos da Igreja.

O bispo diocesano Dom Celso Antônio presidiu a Santa Missa na Matriz Nossa Senhora de Fátima e falou sobre notícias falsas que circulam na internet e no aplicativo WhatsApp. Salientou sobre o cuidado de conferir a fonte das notícias antes de compartilhar e fazer uma pesquisa no Google ou em sites especializados para identificar a veracidade das informações. Dom Celso destacou que as noticias ou mensagens falsas podem estar também por detrás de livros, filmes e musicas.

Dom Celso também falou sobre a importância da Pastoral da Comunicação e destacou que todas as Paróquias da diocese devem organizar a PASCOM. Aqueles que ainda não tem essa pastoral, não compreenderam a pastoral de conjunto e sua articulação eclesial.

Confira as fotos: CLIQUE AQUI

Para identificar uma notícia falsa e não cair em boatos de internet é preciso estar atento a alguns elementos:

1 – Confira a fonte da notícia. Foi publicado em um veículo de comunicação de credibilidade? Há muitos sites e blogs especializados em inventar boatos. As notícias falsas geralmente vêm de sites poucos conhecidos.
2 – Use o bom senso, seja um pouco desconfiado em relação ao que lê. Se a notícia parece bizarra ou absurda, há uma boa chance de que não seja verdadeira.
3 – Leia a notícia completa, pois muitas vezes o título é distorcido somente para chamar atenção do leitor e quando você lê não é nada daquilo. Ou utilizam dados aleatórios para dar aparência de verdade.
4 – Verifique se a noticia é atual. Algumas notícias são verdadeiras, porém, estão desatualizadas.
5 – Não caia no alarmismo. As notícias em tom alarmista não costumam ser verdadeiras. Por exemplo: “compartilhe antes que isso aconteça”.
6 – Ficou em dúvida sobre uma notícia? Não compartilhe. Muitas notícias falsas apelam para teorias da conspiração para gerar revolta.

Texto: Pe. MArcio Adriano Krefer     Fotos: Marcos Roberto Sviek Fernandes / Pascom Diocesana