11 SETEMBRO 2018 - Guarapuava/PR - No último final de semana, do dia 07 ao dia 09 de setembro, aconteceu na casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava – PR, a Assembleia do COMIRE (Conselho Missionário Regional).

 

Esse encontro foi assessorado pelo Padre Mauricio da Silva Jardim, Diretor das POM no Brasil. A Assembleia teve como proposta desenvolver três eixos de trabalho para o Programa Missionário Nacional do próximo quadriênio. As ideias serão avaliadas junto com os demais regionais da CNBB, pelo COMINA (Conselho Missionário Nacional) e então apresentadas para aprovação na próxima Assembleia dos Bispos do Brasil no ano de 2019. O nosso regional, Sul II, apresentou as seguintes sugestões para compor os três eixos: I) a formação no âmbito missionário, II) a articulação e animação missionária e III) a missão Ad gentes.

O evento teve início no dia 07 de setembro, com a acolhida e jantar. Logo após se realizou a Celebração do Grito dos Excluídos. No dia 08, natividade de Nossa Senhora, iniciou-se os trabalhos para o planejamento do Programa Missionário Nacional, utilizou-se como metodologia o trabalho em grupos e diálogos com os participantes da Assembleia. O dia se encerrou com o jantar e a Santa Missa presidida pelo Bispo referencial da missão de nosso Regional Sul II, Dom Sergio Arthur Braschi. No domingo dia 09, a assembleia ficou reservada para o planejamento de datas e demais assuntos do regional feita pelos integrantes de cada COMIPro (Conselho Missionário Provincial), findando com o almoço.

A nossa Diocese de São José dos Pinhais, foi representada pelos membros do COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas), Alef Renan dos Santos e Rodrigo Victor Petkeiwircz. Percebeu-se, a partir das reflexões feitas no evento, que devemos sair da pastoral do conservadorismo e nos voltarmos para a pastoral do discipulado, assim como nos mostra o Documento de Aparecida, que “o dever de cada batizado é de ser discípulo missionário.”

Texto: Alef Renan dos Santos