26 OUTUBRO 2018 - Entre os dias 24 e 26 de outubro aconteceu a Formação Permanente do Clero com o tema "Paróquia e Iniciação à Vida Cristã". A formação foi realizada em Quatro Barras e contou com a presença do Bispo Dom Celso Antônio e os padres diocesanos. 

 

O assessor do encontro  foi o Padre Franciscano Frei João Fernandes Reinert, da diocese de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Frei João é mestre e doutor em Teologia pela PUC - Rio e professor do Instituto Teológico Franciscano. Além de outros livros, lançou recentemente o livro Inspiração Catecumenal e Conversão Pastoral, pela editora Paulus.  

Dom Celso Antônio Marchiori explica o objetivo desta formação que tem o tema da Iniciação à Vida Cristã: "Para estarmos em sintonia com a CNBB, com toda a Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, neste clima de Igreja em saída missionária e ajudar a favorecer a nossa ação evangelizadora, no sentido de que possamos acolher as pessoas e introduzi-las num processo catecumenal, para que todos possam fazer a experiência do encontro com Cristo".

A iniciação à vida cristã de inspiração catecumenal é um grande desafio pastoral para a Igreja e requer envolvimento de todos para favorecer este processo. "Esta Iniciação Cristã esteja presente em todas as nossas atividades apostólicas, pastorais, nos movimentos da Igreja, em todas as nossas atividades paroquiais. Este espirito da Iniciação à Vida Cristã esteja presente desde a ação da secretária paroquial até as grandes celebrações, promovendo uma comunhão presbiteral onde todos estão embuidos neste mesmo espirito e todos envolvidos para fovorecer a ação evangelizadora da Igreja para que atinja a maturidade cristã de todas as pessoas", completa Dom Celso. 

Pe. Marcio Adriano Krefer - PASCOM