10 ABRIL 2019 – Nesta quarta-feira (10) a Diocese de São José dos Pinhais acolheu o primeiro grupo de Venezuelanos que passarão a residir em várias cidades assistidos pelas paróquias da diocese.

Cerca de 28 Venezuelanos desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais vindos da Diocese de Roraima. A recepção aconteceu na Sede da Catedral de São José com a acolhida do Bispo Dom Celso Antônio Marchiori. “Nossa diocese, nos diversos lugares onde vocês estarão residindo, eu quero que vocês se sintam acolhidos no coração de Jesus. Nossa acolhida é no coração de Jesus na diocese de São José dos Pinhais”, declarou Dom Celso.

Pe. Roberto Carlos Granados Ayapi, coordenador da Pastoral do Migrante também acolheu os Venezuelanos e em seguida foi organizado em pequenos grupos e destinados para as Paróquias onde vão residir. As paróquias que acolheram os migrantes nesta quarta-feira foram: Catedral de São José; Paróquia Rainha da Paz, Borda do Campo; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Piraquara; Paróquia Santo Antônio, Lapa; Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Piraquara; Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, Fazenda Rio Grande.

O Plano Nacional de Integração “Caminhos de Solidariedade: Brasil e Venezuela”, é uma iniciativa da Diocese de Roraima com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa tem hoje o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e já conta com mais de 700 imigrantes cadastrados e que livremente querem ser integrados onde houver acolhida.

A diocese de São José dos Pinhais acolherá ao total nesta primeira etapa cerca de 45 pessoas. Outro grupo chegará amanhã, quinta-feira, e a intenção é de que nos próximos meses outras paróquias da diocese também acolham.

Pe. Marcio Adriano Krefer/ colaboração e fotos de Marcos Roberto Svieck