02 SET 2019 - São José dos Pinhais/PR - A Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais homenageou na terça-feira, dia 27/08, o Monsenhor Domingos Salomão Kahel (in memoriam), e como reconhecimento o municipio recebe uma rua em seu nome.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi apresentado ao Movimento Serra, ao Padre Aleixo e convidados, a viabilização da Lei N. 3311, do projeto de Lei N. 784, de autoria do Vereador Professor Assis, que denomina a rua 01, localizada no Bairro Rio Pequeno, no loteamento Dona Sofia de Monsenhor Domingos Salomão Kahel.

Durante a seção, Padre Aleixo falou sobre a trajetória do Monsenhor pelas paróquias que trabalhou e exaltou suas atividades e projetos que estão até hoje em funcionamento. A Sra. Kátia recordou de que o Monsenhor foi o que deu o maior apoio ao Centro Social Pe. Arnaldo Jansen, a construção da cozinha comunitária e do Sítio Vida, que existe até hoje.

JUSTIFICATIVA ao Projeto de Lei:

Monsenhor Domingos Salomão Kahel faleceu no dia 26 de fevereiro de 2016, aos 83 anos de idade, no Hospital de Mafra/SC, onde estava hospitalizado desde o dia 22 de fevereiro. No dia 26 de fevereiro foram realizadas missas às 15 horas em Rio Negro e depois às 19 horas em Mariental. No dia 27 de fevereiro, na Catedral de São José dos Pinhais, foi realizado a missa exequial, seguida do sepultamento no Cemitério Parque Memorial da Vida, no mesmo município.

Atuava como vigário paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna do Município de Rio Negro. Estudou filosofia de 1954 a 1955 no Seminário do Espírito Santo, em São Paulo, no qual também estudou teologia nos anos de 1956 a 1959. No Rio Grande do Sul, na Universidade de Passo Fundo, estudou bacharelado em filosofia, história e psicologia.

Ao longo da vida prestou serviços em diversas cidades, como: Lapa, Curitiba, São José dos Pinhais, Palmeira, Quitandinha, Mariental (Lapa) e Rio Negro.

Abaixo, alguns fatos importantes sobre sua trajetória:

1960: Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antonio - Lapa, PR;
1964: Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Barigui do Seminário - Curitiba, PR;
1971: Reitor do Seminário São José - Orleans - Curitiba, PR;
1972: Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus da Água Verde - Curitiba, PR;
1975: Ecônomo e Vice-Reitor do Seminário Rainha dos Apóstolos - Curitiba, PR;
1982: Pároco da Paróquia São José (Atual Catedral) - São José dos Pinhais, PR;
2005: Vigário Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição - Palmeira, PR;
2008: Vigário Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde - Quitandinha, PR;
(auxíliou a Paróquia Senhor Bom Jesus - Mandirituba,PR);
2009: Pároco da Paróquia Imaculada Conceição - Mariental - Lapa, PR;
2015: Vigário Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição - Mariental - Lapa, PR;
2015: Vigário Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna - Rio Negro, PR.

Após a apresentação, houve um momento de oração e confraternização entre os presentes.

Texto: Marcos Roberto Svieck Fernandes, PASCOM - Diocese de São José dos Pinhais.
Fotos: Carmem - Movimento Serra.