30 ABRIL 2020 - São José dos Pinhais/PR - Talvez no início deste ano você tenha feito o propósito de ler mais e, sobretudo, de ler a Bíblia Sagrada. No entanto, no meio da correria do dia a dia tal propósito permaneceu apenas como um bom desejo, uma fantasia fugaz que esvaneceu e não foi colocada em prática.

 

E se alguém lhe perguntasse por que você não tem o hábito de leitura ou por que você não lê a Sagrada Escritura, eis a manjada desculpa: “Eu não tenho tempo!”. Para quem reclamava da falta de tempo, após a pandemia de CONVID-19, surgiu a necessidade de permanecer em casa e como consequência agora você tem mais tempo. Como você tem mais tempo agora, eu lhe proponho a leitura da Carta Apostólica APERUIT ILLIS do Papa Francisco [http://www.vatican.va/content/francesco/pt/motu_proprio/documents/papa-francesco-motu-proprio-20190930_aperuit-illis.html].

Você não precisa se preocupar, ela é curtinha e pode ser lida em meia hora. Mas se mesmo assim você achar que é muita coisa para ler, eu fiz uma síntese de uma página anexa a este artigo. O que significa o título dessa Carta do Papa, qual é o seu conteúdo etc. não contarei para você. Quero lhe estimular o gosto pela leitura, sobretudo o gosto pela leitura da Palavra de Deus.

Por que não iniciar hoje a ler a Palavra de Deus?

Você poderá iniciar seguindo os textos da Liturgia Diária [https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php]. Ou então você poderá iniciar pelos Evangelhos. Uma dica: O Evangelho de São Marcos é o mais curtinho com apenas 16 capítulos. [Bíblia on-line: https://www.bibliacatolica.com.br/] Assim que você estiver treinado/a na leitura da Palavra de Deus, eu lhe ensinarei a rezar por meio dela através da Lectio Divina.

Se não for começar agora, quando? Estabeleça uma data. Porém, o melhor é: Mude você mesmo! Comece aqui! Comece agora!