04 MAIO 2020 - São José dos Pinhais/PR - No domingo (03) a imagem da Padroeira do Estado do Paraná, Nossa Senhora do Rosário do Rocio, é acolhida por fiéis da Diocese de São José dos Pinhais, por onde teve seu trajeto até a Capital do Estado.

A imagem da Padroeira do Paraná saiu do Santuário Estadual em Paranaguá rumo a Curitiba para um dia de orações e bênçãos em favor de todo o povo paranaense. A última vez que a imagem oficial saiu do Santuário para Curitiba foi em 1953 durante o Congresso Eucarístico Nacional.

O Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, e o Missionário Redentorista, Pe. Dirson Gonçalves, saíram às 9h do Santuário Estadual. Ao chegarem no Município de São José dos Pinhais, a imagem passou por alguns territórios paroquiais: Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, Região Pastoral Santa Edwiges, Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro e Paróquia São Cristóvão. Durante o percurso dentro do Município, a Padroeira do Paraná foi escoltada pela Policia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Policia Militar. Os fiéis acolheram a Imagem com faixas e bandeiras saudando a Padroeira do Estado do Paraná. Outra parada foi no Portal de São José dos Pinhais seguindo até o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e das Santas Chagas em Curitiba.

Na Santa Missa estavam presentes o Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2, Dom Jeremias Steinmetz, Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo e os bispos Auxiliares, Dom Hamilton Manoel da Silva e Dom Francisco Cota, o Bispo de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori, Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, Pe. Reginaldo Manzotti e do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Pe. Dirson Gonçalves, e o Secretário Executivo da CNBB Sul 2, Pe. Valdecir Badzinski.

Após a celebração Eucarística a programação seguiu com orações, o santo terço e a carreata com a imagem pelas ruas da Cidade de Curitiba. A imagem retornou a Paranaguá no final da tarde.

A motivação principal para este evento foi a recordação de um dos milagres históricos atribuídos a Nossa Senhora do Rocio em 1686. Os habitantes de Paranaguá eram assolados por uma peste e após recorrerem a Nossa Senhora do Rocio a peste milagrosamente cessou.

A partir da capital do Estado, o olhar de Nossa Senhora do Rocio se estendeu sobre todo o Estado do Paraná, pedindo o fim da pandemia e orações por todos os que trabalham na saúde neste período tão difícil.

Fotos: Pascom - Diocese de São José dos Pinhais/ Felipe Gusso - Santuário Nossa Senhora de Guadalupe