06 JUNHO 2020 - São José dos Pinhais/PR - O Bispo Diocesano Dom Celso Antônio e o Coordenador Diocesano da Pastoral Litúrgica, Pe. Fábio Junior Meira, enviaram a todas as Paróquias da Diocese as Orientações para a Solenidade de Corpus Christi. Confira abaixo.

Estimados Párocos, Vigários Paroquiais e Diáconos.

Comunicado 8/2020

Ref.: Orientações Solenidade de Corpus Christi.

As orientações para a Celebração das Missas apresentadas no comunicado n.6 (26/05), continuam em vigor e deverão ser consideradas na Solenidade de Corpus Christi, assim como também é necessário respeitar as indicações e normativas sanitárias dos órgãos estaduais e municipais.

A celebração de Corpus Christi é caracterizada com o dia de manifestação pública da fé católica na presença sacramental de Cristo na Eucaristia, onde após a participação da Santa Missa acontecem as tradicionais procissões sobre os tapetes confeccionados encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento. Com as restrições impostas, que visam o cuidado sanitário de toda a sociedade, estas tradicionais manifestações, que geram aglomerações estão impossibilitadas.

Orienta-se aos párocos e demais presbíteros desta diocese que, atendendo as questões legais da sociedade civil, bem como as normas litúrgicas de decoro e cuidado com o Santíssimo Sacramento, promovam em suas paróquias a celebração de Corpus Christi considerando cada qual sua realidade local.

• As restrições à participação de fiéis na missa sejam mantidas (quantidade, evitar grupos de risco, crianças etc.).
  • Por questões sanitárias, não se distribua a comunhão em duas espécies.
  • Realização somente da celebração da Eucaristia na Igreja Matriz ou outra Igreja onde seja mais fácil o respeito às normativas (considerar o tamanho e a ventilação do templo nesta escolha e a presença de um presbítero).
  • Para as pessoas impossibilitadas de participar das missas recomenda-se o acompanhamento pelas redes sociais (tv e internet).
  • A orientação de abertura de Capelas para oração, adoração ao Santíssimo e distribuição da comunhão é recomendada neste dia. (Recomenda-se que não haja Celebração da Palavra nas Capelas).
  • Cada pároco verifique junto às lideranças a melhor forma de realizar a missa e a manifestação pública (transmissão ao vivo pelas redes sociais, passagem pelas ruas do Santíssimo em carro aberto, Missa em grande espaço, drive-in).
  • Como sugestão aos fiéis para destacar este dia, pode-se orientar para que sejam enfeitados os portões das casas com tecidos, flores, frases eucarísticas etc.

Que cada comunidade paroquial reacenda a chama da fé, neste dia dedicado a Eucaristia. Que Maria, Mãe da Igreja e São José intercedam por todos nós.

Pe. Fábio Junior Meira

Coordenador Diocesano da Pastoral Litúrgica