Diante das rápidas mudanças pelas quais passa o mundo hoje, é urgente uma formação específica para os cristãos leigos e leigas, a fim de que possam ter incidência significativa nos diferentes campos, sobretudo “no vasto mundo da política, da realidade social e da economia, como também da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos meios de comunicação e de outras realidades abertas à evangelização” (DA 283).

A vocação e o compromisso de ser hoje discípulos missionários de Jesus Cristo requerem clara e decidida opção pela formação dos membros de nossas comunidades. A missão principal da formação é ajudar os membros da Igreja a se encontrar sempre com Cristo, e assim reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver a experiência e os valores que constituem a própria identidade e missão cristã no mundo. Inclusive a formação de líderes é um dos projetos do Plano da Ação Evangelizadora (2015-2018)
Tendo a consciência de que a missão da Igreja é evangelizar e que, para isso acontecer é preciso preparar os discípulos missionários, a Diocese de São José dos Pinhais quer promover a formação dos cristãos leigos criando uma Escola de Teologia para leigos.

OBJETIVO:
Oferecer aos agentes de pastoral, FORMAÇÃO SISTEMÁTICA, de cunho teológico-pastoral, para maior eficiência e eficácia no desempenho e vivência da sua missão batismal, junto à família, comunidade e sociedade, frente aos desafios e necessidades atuais.

DESTINATÁRIOS:
Membros do CMPP, CPMC e EEAE, membros das pastorais e movimentos, Ministros Auxiliares da Comunidade (MAC) e todos que querem participar da vida das comunidades.

CRITÉRIOS:
Quanto aos critérios de participação, a escola coloca como exigências que os cursistas: devem ser indicados pelas paróquias; tenham um mínimo de formação cristã básica e engajamento pastoral; tenham disposição de continuar seu engajamento na comunidade; assumam o compromisso de participar integralmente dos encontros mensais.

DURAÇÃO:
Dois anos
Inicio no mês de março e encerramento em novembro. Aulas um domingo ao mês.

HORÁRIO:

• Metodologia Pastoral;
• Relações Interpessoais.

LOCAL DE REALIZAÇÃO
A escola é realizada de forma itinerante a cada dois anos é iniciada uma nova turma em um dos setores pastorais da diocese.

INFORMAÇÕES