16 SET 2021 - No dia 22 de agosto de 2021, quando a Igreja no Brasil homenageou o quarto domingo do mês vocacional aos Leigos e estando às vésperas do aniversário da Paróquia Santo Antônio – SJP, foi celebrada a solene Missa de Dedicação da Igreja Matriz da referida paróquia, no bairro Colônia Rio Grande.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori, e concelebrada pelo pároco da paróquia Santo Antônio, Pe. José Carlos Ferreira da Silva, SDS.

Com a comunidade reunida, procedeu-se o Rito da Dedicação com o propósito de consagrar o templo religioso ao culto cristão, razão pela qual dedica-se, então, determinada igreja particular.

Na celebração houve a aspersão sobre as paredes do templo e sobre o Povo de Deus, em sinal de purificação de tudo e todos. Juntamente com este ato, houve a Prece de Dedicação, consistente na súplica a Deus para a santificação do templo, que foi seguida pela unção do altar e das cruzes dispostas nas paredes, a fim de consagrar o local para o culto.

Em seguida, queimou-se o incenso sobre o altar, cujo odor espalhou-se sobre toda a igreja com o sentido de perfumar o ambiente e elevar as preces da comunidade ao Pai. Por fim, foram acesas as luzes da igreja, bem como as velas dispostas abaixo das cruzes na parede, que são o sinal da dedicação, enfeitando-se o altar com mais velas, toalhas e flores para a celebração da Eucaristia que, de fato, é o momento mais primordial de todo o mistério em torno da Dedicação da Igreja.

A partir de então, todo o dia 22 de agosto será comemorado o aniversário da Igreja Matriz Santo Antônio, que fora solenemente consagrada para o culto cristão.

PASCOM PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

Fotos: Fran Cantido