04 OUTUBRO 2024

PASTORAL FAMILIAR

TEXTO: DIÁC. LOURIVAL GOLL – ASSESSOR DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

No dia 29 de setembro de 2024, aconteceu um encontro de formação e atualização para a Pastoral Familiar, promovido pelo Subsetor Lapa, na Paróquia Santo Antônio da Lapa.  O qual contou com a presença de mais de cinquenta agentes/catequistas, da Paróquia Santo Antônio – Lapa, Paróquia Imaculada Conceição – Mariental e Paróquia Santos Reis - Lapa.

O Encontro teve início às 09h, com a celebração da Santa Missa, no Santuário de São Benedito, celebrada pelo Pe. Elves Allano Perrony, que saudou e acolheu a todos os participantes. Logo após, teve início a formação com o casal Lucineide e Aguinaldo, Coordenadores do Setor Pré-Matrimônio da Diocese de São José dos Pinhais, que se orientou através de um material de apoio, elaborado a partir de um questionário aplicado e respondido, via on-line por todas as coordenações subsetoriais e paroquiais, durante o mês de agosto. No qual os agentes expressaram suas dúvidas e dificuldades encontradas, principalmente nos temas: O Matrimônio no direito canônico, a sexualidade na vida do casal e os métodos maturais, para a regulação da natalidade. Que constam do Livro Matrimônio Encontros de Preparação – Catecumenato Matrimonial. Os palestrantes interagiram com os catequistas e orientaram sobre todos os questionamentos apresentados.

Em seguida, o Diácono Lourival Goll, apresentou um breve resumo sobre os Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial, constante no Documento da Igreja número 68, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Tratando da preparação remota, próxima, imediata e acompanhamento pós-matrimônio.

O Encontro se encerrou às 16h, com as palavras de agradecimento do casal coordenador de Subsetor Lapa, Adriane e Mário Dalabona. Bênção e envio.