23 DEZEMBRO 2024

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

TEXTO E FOTOS: COMUNICAÇÃO DIOCESANA 


Neste sábado, 21 de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Xingu, em São José dos Pinhais, o Diácono Lourival Santos da Silva foi ordenado presbítero pela imposição das mãos do bispo, Dom Celso Antônio Marchiori. A celebração eucarística contou com a presença de padres, diáconos, seminaristas, familiares e amigos.

Seu lema de ordenação foi: “Não basta que sejas meu servo; vou fazer de ti luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo!” (Is 49, 6).

O Papa Francisco frequentemente dirige palavras de encorajamento, ternura e orientação aos sacerdotes, ressaltando sua vocação de serviço. Em sua homilia, Dom Celso destacou três palavras-chave das mensagens do Papa:

1. Proximidade – “O Papa lembra que o sacerdote deve ser próximo de Deus, do povo, dos irmãos no ministério e do Bispo, refletindo o amor pastoral e a compaixão por aqueles que estão sob seus cuidados.”

2. Misericórdia – “Francisco frequentemente exorta os sacerdotes a serem ministros da misericórdia, especialmente no sacramento da reconciliação, transmitindo o amor e perdão de Deus a todos.”

3. Alegria – “Ele convida os sacerdotes a viverem sua vocação com a alegria do evangelho, sendo testemunhas de esperança e luz no mundo, mesmo em meio às dificuldades.”

Para Dom Celso, “A maior alegria do coração do bispo é a ordenação de um padre!”

Pe. Lourival nasceu no dia 4 de novembro de 1976 na Capital Paulista. Após sua mãe vir da Bahia, eles retornaram para lá e, em 1989, estabeleceram-se novamente no Estado de São Paulo, na cidade de Iporanga. Em 1992 mudaram-se para Apiaí e, em 1998, para São José dos Pinhais. Após trabalhar por 18 anos na empresa Faurecia, fornecedora da Renault, Pe. Lourival decidiu entrar no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja em 2017 para iniciar os estudos de filosofia e teologia.

Como seminarista, Pe. Lourival fez a experiência vocacional em cinco paróquias da diocese: Paróquia Cristo Rei (Campo do Tenente) com o Pe. Orlando; Paróquia Senhor Bom Jesus (São José dos Pinhais) com o Pe. Alcione; Paróquia Nossa Senhora das Dores (Tijucas do Sul) com o Pe. Marcio Adriano; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Piraquara) com o Pe. Jaime; e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rio Negro) com o Pe. Orlando, também como diácono.

“Sendo ministro da palavra e no momento de erguer Jesus, naquele instante Jesus falou para mim: ‘Eu quero mais de você.’ Ele abriu essa porta para mim e eu me apaixonei por Ele”, destacou o Pe. Lourival.

“Que Santo Agostinho e a Virgem Maria intercedam por mim e me ajudem nesse ministério para que eu possa viver santamente e assim fazer a vontade de Deus Pai”, concluiu.

A partir de 31 de janeiro, Pe. Lourival será vigário da Paróquia Santo Antônio da Lapa, conforme já comunicado.