São José, Pai Amado: foi um servo atencioso no momento da Anunciação; um servo prudente ao cuidar de Maria e do Menino, que carregava no seu seio; defensor da Família no momento de perigo; Pai na ternura: Jesus viu a ternura de Deus em José, homem justo. Em José, Jesus viu um homem de fé, que sabia encarar a vida com esperança; Pai na obediência: José era guiado por Deus e obedecia. Jesus respirou está "submissão" filial a Deus e aprendeu a obedecer a seus pais; Pai no acolhimento: A figura de José é apresentada como um homem respeitoso, delicado, capaz de colocar a dignidade e a vida de Maria acima de tudo; Pai trabalhador: O trabalho, entendido como participação na obra de Deus, foi desempenhado por José na sua vida e o ensinou ao seu filho Jesus: a importância do trabalho.

 

"Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado” (Mt 1,16,18-21,24). A liturgia também propõe Lc 2,14-21).

 

Em 1870, o Papa Pio IX, declarou São José padroeiro da Igreja Católica.

 

(cf. citações extraídas da Carta Apostólica “Patris Corde” do Papa Francisco)

Fonte: Vatican News

 

Oração a São José

“Lembrai-vos, ó puríssimo esposo da Virgem Maria, ó meu amável protetor São José, que nunca se ouviu dizer ficasse sem consolo quem invoca vossa proteção e solicita vosso apoio. Cheio desta confiança, apresento-me diante de vós, e animado de fervor me recomendo a vós. Ah! Não desprezeis minha súplica ó Pai nutrício do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Amém.”

 

São José, a partir da data festiva de 19 de março de 2024, em sua invocação na diocese, foi acrescentado “dos Pinhais”. O padroeiro do município e da diocese passa a ser invocado como “São José dos Pinhais”. 

 

São José dos Pinhais, rogai por nós!