15 MAR 2019 - Nos dias 09 e 10 de março, em Curitiba, no Instituto Salette aconteceu o Encontro Regional para as Equipes (Arqui)Diocesanas da Animação Bíblico-Catequética do Paraná, estando presentes os representantes de todas as 18 (arqui) dioceses que compõem o regional.

No sábado (09) pela manhã as atividades iniciaram-se com a acolhida da Coordenadora Regional, Débora Puppo, na continuidade houve a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2019, realizada com o assessor Maykon Freitas, que mediante oficinas pedagógicas foi destacando conteúdos relacionada a temática da CF 2019. Neste mesmo dia, a tarde, os participantes em grupos por Província realizaram o trabalho de reformulação da Escola Regional Biblico-Catequética Emaús, discutindo alguns questionamentos para a as mudanças necessárias, tendo em vista que os interlocutores da escola, no atual momento, serão os coordenadores das equipes diocesanas de catequese.

O segundo dia do encontro (10), iniciou-se com a Celebração Eucarística. Prosseguindo as atividades a coordenadora regional Débora fez uma reflexão da Mística da Escola, a partir do Livro “E Seguiram Jesus...". Foram apresentadas as colaborações das províncias para o novo projeto da Escola. A Equipe Regional refletirá as propostas, e enviará para as (arqui) dioceses uma proposta geral, que poderá ser corrigida. As correções poderão ser apresentadas pelos assessores da Animação Bíblico Catequética na reunião em maio, depois o projeto será finalizado.

No encontro também foram apresentadas: a nova configuração da equipe regional; ressonância da 4ª Semana Brasileira de Catequese; 10º Sulão que será realizado em três etapas, sendo 2019 a preparação do subsidio, 2020 a reflexão nas dioceses e paróquias e 2021 a celebração do encontro que acontecera no mês de julho em Campo Grande/MS; Proposta para que as dioceses realizem reflexões sobre a Exortação Apóstolica Catechese Tradendae, que completa em 2019, 40 anos de sua publicação, pois traz temas muito atuais e relevantes para a catequese; Catequese inclusiva é preciso alguns ajustes de conceitos e objetivos, assim não acontecerá o encontro de maio para catequese inclusiva.

O encontro encerrou-se com a celebração de envio, que vivenciou a Mística da escola (Emaús) inspirado no Evangelho do dia, as tentações de Jesus no deserto, experienciando o que vimos, vivemos, celebramos e levamos para nossa Jerusalém.

Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética