26 MAR 2021 - Através da internet os coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos se reuniram na terça-feira (23) junto ao Bispo e a Ação Evangelizadora para dialogar sobre os horizontes para caminhada na Diocese de São José dos Pinhais.

Com a presença dos coordenadores, o momento foi intermediado por Pe. João Maria, Coordenador da Ação Evangelizadora que após abertura, feita por Dom Celso Antonio Marchiori, Bispo da Diocese, convidou Pe. Emerson Lipinski, que também é psicólogo para conversar um pouco sobre as relações intrapessoal e interpessoal.

Após a leitura orante, conduzida por Pe. Rafael, Pe. João comentou sobre as atividades da Ação Evangelizadora neste primeiro semestre, destacando que estão através de reuniões on-line se encontrando com as pastorais, no intuito de aproximar, acompanhar e incentivar na caminhada, ainda que de uma forma diferente, a forma como o tempo nos pede. Comentou que neste período houve algumas reorganizações, dentre as quais, a composição do Grupo de Reflexão Pastoral(GRP) para este ano e a nomeação de assessores para pastorais.

Leo, secretário da Ação Evangelizadora falou das iniciativas da AED pensadas pelo GRP, contando que neste primeiro semestre se consolidará com a aproximação das pastorais diocesanas, setoriais e paroquiais. Para o próximo semestre, virão as formações e atividades que estão sendo organizadas. Dentre as atividades, já definidas pelo GRP tem-se o Ano de São José, onde a diocese irá acompanhar programações do Regional Sul 2, iniciando com o Retiro do dia 17 de Abril, também será elaborado na diocese materiais específicos, os quais favorecerão uma ampla divulgação entre as paróquias.
Também que nosso bispo irá fazer todo dia 19 do mês, uma atividade, uma espiritualidade e recitação do terço de São José, que poderá ser acompanhada pelas redes sociais.

Ao final Dom Celso agradeceu a todos pela participação, interação e cumprimentando a todos dizendo, que são chamados por Deus a estarem onde estão, seja membro, seja coordenador, de alguma forma atuando nas pastorais, não estão por acaso ou porque alguém chamou, é pela fé que Deus nos reúne na igreja particular de São José dos Pinhais.

Se solidarizou com todas as pessoas que sofrem pela falta de missas presenciais, que também sente por isso e frisa a necessidade em ser assim, compreende os anseios de cada um que o procura.

Também agradeceu grandemente a presteza de padres e pessoas que estão envolvidos no atendimento à pessoas que foram positivadas com o Covid, pediu oração a todas pessoas que estão acometidas pelo covid e a todos os familiares que passam por diversas dificuldades vindas ou não deste momento de pandemia.

Com a benção e envio do Bispo a reunião foi encerrada e agendada a próxima reunião para dia 20 de maio.

Texto: Pastoral da Comunicação
DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Foto: Conselho Diocesano de Pastorais.
MRSF