30 MAR 2021 - Uma das indulgências plenárias especiais para o Ano de São José é justamente para quem, junto com a confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelo Santo Padre, “participar de um retiro espiritual que inclua uma meditação sobre São José”.

 

“São José, autêntico homem de fé, nos convida a redescobrir a relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade na oração, a colocar-se à escuta e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus. Concede-se a Indulgência Plenária aos que meditarem por ao menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso, ou que participem de um Retiro Espiritual de ao menos um dia que inclua uma meditação sobre São José”. (Decreto da Penitenciaria Apostólica 08.12.2020)

Diante disso, a fim de ajudar os cristãos católicos a viver, com profundidade, o Ano de São José, o Regional Sul 2 da CNBB propõe realizar um retiro aos leigos.

Data: 17 de abril (sábado)
Horário: 9h às 18h

Atenção: Link privado no Youtube. O retiro não ficará público, somente poderá assistir e fazer o retiro quem receber o link via inscrição.

Inscrição:
Quem desejar participar vai preencher uma ficha de inscrição no CiaTicket. Receberá um link para ter acesso ao retiro, assim como uma folha de orientações prévias sobre como acontecerá o retiro, a fim de que possa se organizar. O retiro é gratuito.



Orientações prévias

Será enviado um documento para os inscritos com as orientações para o retiro.
Como devem organizar os momentos do dia, preparar um espaço para oração em casa, postura espiritual, quais instrumentos vão precisar (Bíblia, caderno de anotações, terço...)

Como acontecerá o retiro

Duas meditações/conferências (9 às 10 horas e 13h30 às 14h30);
Um momento de encerramento/partilha (17 às 18 horas);
O retirante será orientado participe da missa na sua comunidade/paróquia na noite do sábado ou manhã de domingo.

Horários no dia 17 de abril

9h as 10h - Abertura do retiro e Primeira Meditação
10h as 12h - Silêncio e oração pessoal
13h30min às 14h30min - Segunda Meditação
14h30min às 17h. - Silêncio e oração pessoal
17h às 18h - Conclusão do retiro / partilha / envio para a missa