20 ABRIL 2021 - No dia 17 de abril aconteceu o retiro online com a temática “São José, modelo de Liderança” promovido pelo Regional Sul 2 da CNBB, sendo parte de uma ampla programação de retiros e atividades que o Regional irá promover ao longo do Ano de São José.

O Papa Francisco instituiu o Ano de São José para celebrar os 150 anos em que o santo foi declarado padroeiro da Igreja Católica. O anúncio acontece com a publicação da carta apostólica Patris corde, do Papa Francisco, em 08 de dezembro de 2020. E, na ocasião, através do Decreto da Penitenciaria Apostólica foi concedida indulgências plenárias especiais para o Ano de São José é uma delas é justamente para quem, junto com a confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelo Santo Padre, “participar de um retiro espiritual que inclua uma meditação sobre São José”.

O retiro online foi estruturado com dois momentos de reflexão realizado pelo pregador, um no início da manhã e outro no início da tarde, com uma hora cada. Depois os retirantes a partir de textos bíblicos e folha orientativa realizaram momentos de reflexão e oração pessoal. No final da tarde aconteceu a partilha de testemunhos e a celebração da Santa Missa.

Dom Amilton Manoel da Silva, bispo da diocese de Guarapuava e secretário do Regional Sul2 da CNBB foi o pregador deste retiro para as lideranças. Em sua primeira reflexão pela manhã destacou a relação Batismo, Fé e a pessoa de São José, enfatizando: O que São José tem a nos dizer em termos de fé?. Na segunda reflexão abordou a presença de São José no mistério Encarnação de Jesus Cristo e a Caridade, São José nos ensina sobre a pertença e o cuidado.

Na diocese de São Jose dos Pinhais, a participação no retiro foi motivada pela Coordenação da Ação Evangelizadora e várias lideranças puderem aproveitar deste momento significativo de espiritualidade, reflexão e compromissos. Trazemos alguns testemunhos de participação.

Paulina Delgado é coordenadora da Pastoral do Batismo na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Xingú, e fala sobre sua experiência no retiro.

"O Retiro proporcionou uma experiência fantástica, especial nesse período de isolamento. Como batizados somos chamados a sermos como São José, protetores da Igreja que é extensão do Corpo de Cristo, nos colocando a serviço, sendo servos. Achei muito viável ter esse momento, muitos poderão conhecer São José".

São José, protetor dos trabalhadores e da família, está presente nas casas e nos ambientes de trabalho. "Ganhamos uma imagem de São José há alguns anos e a pessoa que nos presenteou disse que ele protegeria nosso trabalho, temos uma pequena empresa. Aí colocamos ele do lado da porta principal da casa e pedi a ele que seria legal se tivéssemos sempre três projetos fechados para trabalharmos com tranquilidade e desde então está sendo assim, mesmo nesse período de pandemia se manteve. São José faz parte de nossa casa, como pai protetor", destaca Paulina.

A oportunidade de participar do retiro online traz muitos frutos para a vida pessoal e também para a ação pastoral. "Estou agradecida pela oportunidade de conhecer sobre São José. Ele nos deixa como ensinamento falar menos e fazer mais. Isso já é uma busca no trabalho Pastoral com o Batismo e agora o terei como exemplo de servidor. Obrigada e Deus abençoe a todos os envolvidos nesse lindo projeto", conclui Paulina.

Vanderly Maria da Silva Polakowski, é membro da Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da diocese. Para Vanderly, o retiro proporciona entrar em sintonia com Deus e ouvir a sua voz.

"Foi uma experiência diferente e prazerosa. Pois proporcionou momentos de aprendizado e principalmente de reflexão. Mostrou que fazer um retiro é mais do que simplesmente, se afastar do mundo barulhento em que vivemos, mas uma questão de ouvir seu 'eu interior', se colocando em modo de atenção para entender o que Deus tem para nos falar".

A presença e o exemplo de São José nas atividades pastorais e nos momentos difíceis da vida, são fundamentais para suportar as doenças e momentos de dificuldade.

"Dom Amilton nos motivou a viver nossa missão de liderança sob a perspectiva de São José, no anonimato, com fidelidade e perseverança, acolhendo e cuidando com amor, conjugando FÉ e VIDA, ORAÇÃO E CARIDADE. Poucos conhecem a grandeza de São José que foi essencial na realização da promessa divina. A exemplo do Papa Francisco tenho a imagem de São José dormindo ao lado de minha cama. Em 2019 meu pai fez uma grande cirurgia, após teve uma profunda depressão e por vezes fiquei sem saber qual melhor forma de ajudá-lo. Nos momentos mais difícéis orei a São José que mostrou que com oração, amor e perseverança conseguiria ajudá-lo a vencer. Hoje vencemos a depressão e meu pai com 91 anos, com câncer em metástase, feliz por ter recebido a vacina, faz planos para pós pandemia", ressalta Vanderly.

São tantas qualidades e exemplos de São José para a vida do povo. Para Ewerson Guedes Kutchka da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Araucária, a devoção a São José aumenta cada dia mais.

"O retiro me trouxe uma oportunidade de aprendizado novo, não esperava que mesmo em casa poderia ter esse momento de oração e aprendizado. São José foi um homem perseverante e fiel, hoje muitos são perseverantes, mas não são fiéis também não são felizes. A caridade e disponibilidade de São Jose pelo silêncio, mostra a nossa vocação de batizado, e ele é padroeiro da nossa diocese. Eu já era devoto, e depois desse retiro aumentou a minha devoção... Não vejo mais somente como protetor, mas como um pai. Espero ter na vida a perseverança de São José".

Outro testemunho de experiência no retiro online é da Joana Aparecida Cardoso Creplive, coordenadora da Pastoral Litúrgica na Paróquia São Sebastião em Quatro Barras. Para Joana, muitas coisas são resolvidas através da intercessão de São José, principalmente nos momentos de aflição. 

"Foi um desafio fazer um Retiro dentro do convívio familiar, mas encontrei na família o apoio e a cumplicidade. Uma das reflexões para mim do retiro foi de que o líder é o servidor, ele faz no silêncio, no anonimato. Fui apresentada à São José, no ano 2004, em um momento de muita dificuldade, para mim até então era apenas um Santo da Igreja, mas quando recebi uma oração de intercessão, uma pessoa que me entregou uma oração vinha pedir uma doação financeira para construção do Cenáculo Arquidiocesano de Curitiba, quando percebeu minha aflição apenas rezou comigo e deixou a oração. Nesse dia abriu-se uma luz de esperança e fortalecimento para enfrentar as dificuldades vividas na época. Desde então sempre que encontro alguém em aflição apresento o meu amigo querido São José. Agradeço a iniciativa do Regional Sul e da CNBB e a todos que acreditaram, que sim mesmo distantes podemos nos conectar em oração. Parabéns pela organização! No final do dia recebi o presente do meu marido. Numa reforma aqui casa, dedicamos a entrada da casa à São José, um oratório na frente da porta entrada. E no sábado (17) dia do retiro chegou a imagem que tinha comentado com ele, que gostaria de colocar", enfatiza a coordenadora. 

 

 

Para os próximos meses a Regional Sul 2 da CNBB promoverá outros retiros, que estaremos divulgando.

Por AED - Ação Evangelizadora da Diocese
Fotos: participantes

Pastoral da Comunicação Diocesana