20 MAIO 2021 - Na manhã desta quinta-feira (20) aconteceu a reunião dos presbíteros da diocese de São José dos Pinhais. Desde o inicio da pandemia, essa foi a primeira reunião com todos os padres da diocese através da plataforma zoom.

Pe. João Maria e coordenador da Ação Evangelizadora foi o mediador do encontro. O coordenador dos presbíteros Pe. Rafael, conduziu um momento de oração e a leitura orante da Palavra de Deus. Em seguida, Dom Celso Antônio fez uma apresentação resumo da 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) realizada de forma virtual entre os dias 12 e 16 de abril.

Os presbiteros foram divididos em salas virtuais (grupos) para refletir sobre três perguntas: 1) Neste tempo, como você se sente? 2) Neste tempo, como você sente a sua paróquia? 3) Na sua opinião, quais as perspectivas para o futuro?

No momento da partilha os padres apresentaram os desafios, as dificuldades e os grandes problemas emocionais encontrados neste tempo de pandemia. Dom Celso Antônio observou que neste tempo é preciso ter o cuidado com a saúde integral: fisica, mental, afetiva e espiritual. Também destacou a necessidade de ajudar o povo, não sermos negacionistas em relação à vacina, pois é um dom de Deus para a saúde do povo, citando o livro do Eclesiástico 38,1-15. Neste tempo de incertezas, deve-se levar esperança e alegria e estar próximos do povo, mesmo por meios virtuais. A criatividade é um meio de favorecer a comunhão e a união com o povo, na oração com a Mãe de Jesus e São José.

Pe. João Maria ainda apresentou os comunicados e por fim, Dom Celso Antônio concedeu a benção aos presbíteros.

Pe. Marcio Adriano Krefer - Pascom Diocesana e Equipe de Comunicação AED

Eclesiástico 38,1-15 - Honrar o médico e cuidar da saúde

1.Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. 2.Toda a medicina provém de Deus, e ele recebe presentes do rei: 3.a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. 4.O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza. 5.Uma espécie de madeira não adoçou o amargor da água? Essa virtude chegou ao conhecimento dos homens. 6.O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas; 7.e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe unguentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará, 8.até que a paz divina se estenda sobre a face da terra. 9.Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará. 10.Afasta-te do pecado, reergue as mãos e purifica teu coração de todo o pecado. 11.Oferece um incenso suave e uma lembrança de flor de farinha; faze a oblação de uma vítima gorda. 12.Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária. 13.Virá um tempo em que cairás nas mãos deles. 14.E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade de sua vida. 15.Aquele que peca na presença daquele que o fez cairá nas mãos do médico.