21 MAIO 2021 - O Conselho Diocesano de Pastoral esteve reunido na quinta-feira à noite (20). Um dos assuntos da pauta foi o Ano de São José. Pe. Simão Valenga apresentou a estrutura da Carta Apostólica Patris Corde do Papa Francisco.

A coordenação da Ação Evangelizadora retomou a programação de ações na diocese para o Ano de São José. Umas iniciativas será a partir do mês de julho, especificamente no dia 19 de cada mês será sempre celebrada nas paróquias da diocese uma Missa em honra a São José. O bispo diocesano estará em uma das paróquias para presidir esta Missa. Cada mês terá uma temática. A Coordenação Diocesana da Pastoral Litúrgica elabora o subsídio para cada missa mensal e a Coordenação Diocesana da PASCOM fará um vídeo motivacional com palavra do bispo e a intenção para cada mês.

Durante o encontro foi apresentado o roteiro de trabalho para o Processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Esta assembleia realizar-se-á nos dias 21 a 28 de novembro de 2021, que irá acontecer em presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México e forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe. O Lema da assembleia eclesial “Somos todos discípulos missionários em saída” retoma as reflexões da V Conferência Geral de Aparecida.

Para o processo de escuta podem participar todas as mulheres e homens que compõem a Igreja na América Latina e no Caribe que queiram contribuir com sua palavra e testemunho através de três modalidades:

1. As comunidades ou grupos que se organizam para responder às perguntas propostas no questionário para participação grupal.
2. Uma pessoa também pode carregar sua contribuição no módulo de participação pessoal.
3. 3. Uma terceira forma de participação é a organização e participação em fóruns temáticos

No site asambleaeclesial.lat  (acessar: CLIQUE AQUI) está disponível os questionários para o processo de escuta.

O coordenador da Ação Evangelizadora, Pe. João Maria lembrou a importância do envolvimento das lideranças na ação pastoral, que “mesmo com as limitações podemos realizar importante passos na evangelização”.

Ao final do encontro o bispo diocesano, Dom Celso Antônio Marchiori, agradeceu a todo o trabalho na ação evangelizadora da diocese, pois “um grande povo espera de nós ações que possam promover a vida em todas as instâncias” concluiu.

Video Celam:

Vídeo Dom Joel Amado Portela explica o processo de escuta