18 JUNHO 2021 - Entre os dias 15 e 17 de junho aconteceu o Encontro Formativo dos Presbíteros da Diocese de São José dos Pinhais. Os padres participaram no modo online, assessorados pelo Pe. Rafael Solano Durán, da Arquidiocese de Londrina.

O tema do encontro foi baseado inteiramente na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia (Amor na familia) do Papa Francisco. Frei Osmar, da Paróquia Bom Jesus de Araucária destaca a importância da Amoris Laetitia como missão de discernir, acolher e integrar.

"A alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja. Apesar dos numerosos sinais de crise no matrimônio o desejo de família permanece vivo nos corações das jovens gerações. Com este pensamento dos Padres Sinodais, creio que foi de grande valia estes dias de reflexões sobre Amoris Laetitia. Sendo assim, creio que em meio a esta cultura na qual vivemos, importante que como Igreja façamos como Jesus Cristo, que foi ao encontro se inclinou para ouvir e acolher os pecadores. Nossa missão consiste em discernir, para acolher, e à luz do Espírito Santo integrar o ser humano, sobretudo os mais sofredores, para que se sintam amados por Deus que é o Pai de todos e ama também aqueles do jeito como se encontram. Porque só o amor Ágape da Trindade pode curar as feridas e restaurar e direcionar o amor Eros para sua finalidade, nunca para realização pessoal do indivíduo, mas para o bem do outro".

Neste Ano Josefino determinado pelo Papa Francisco a proposta é experienciar o Ano da Familia Amoris Laetitia, um ano especial para crescer no amor familiar. Pe. Thiago da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Pién, fala das situações de crise na familia e a missão do padre e da Pastoral Familiar:

"Como padre sou chamado a ouvir muitas vezes as situações de crises no relacionamento familiar. Esposos que geram conflitos em sua convivência e torna difícil e limitado o seu relacionamento. Diante dessas inúmeras situações surgem a necessidade de como oferecer uma luz na caminhada desses esposos. Com isso, as palavras do Pe. Rafael Solano veio ajudar a mim padre nesses momentos, aonde sou chamado a não oferecer uma solução, mais como igreja, caminhar junto a esses esposos, quem sabe iluminando pela escuta e palavras os seus discernimentos. Ficou evidente nas palavras do Pe. Rafael Solano, que não fiquemos apenas iluminando a vida dos noivos em meio as situações de crise; mas ele fez a proposta de encontrar uma maneira de reestruturar a Pastoral Familiar, encontrando um caminho muito mais profundo, do que apenas oferecer uma breve preparação para os noivos, que querem receber o Sacramento do Matrimônio", observou.

Pe. Rafael Fuchs, Coordenador da Pastoral dos Presbíteros, em agradecimento ao Pe. Rafael Solano, ressalta a importância deste tema para a ação pastoral:

"É sempre uma grandeza para a família diocesana nos reunirmos como presbíteros e de modo especial para a formação permanente que neste ano contou com um tema tão pertinente e relacionado ao dia a dia de nossa prática pastoral. Somos imensamente gratos ao Pe Rafael Solano da Arquidiocese de Londrina que nos enriqueceu com suas reflexões e nos fez olhar novos horizontes".

A formação pemanente dos Presbíteros tem o objetivo de aprofundar temas que fazem parte da vida pastoral das paróquias ou da missão do padre e ampliar os conhecimentos na prática cotidiana em vista de uma melhor interação pastoral e evangelizadora.

Pastoral Presbiteral e Pascom Diocesana