29 JUNHO 2021 - No dia 28 de junho a Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética promoveu o Momento orante on-line para os catequistas. O objetivo foi rezar “com” e “pelo” Papa Francisco, pois no dia 29 de junho, a Igreja celebra o Dia do Papa.

O Papa Francisco em seus oito anos de pontificado traz iniciativas e reformas cheias de um novo impulso missionário e com o intuito de levar o amor de Jesus a todas as pessoas de boa vontade.

No momento de Revisão de Vida Pe. Celmo lembrou das palavras do Papa Francisco em setembro de 2013 durante o Congresso Internacional de Catequese, em Roma: “Educar na fé é maravilhoso! É talvez a melhor herança que possamos dar a alguém! Educar na fé, para que essa pessoa cresça. Ajudar as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos a conhecerem e amarem cada vez mais o Senhor é uma das mais belas aventuras educativas; está-se a construir a Igreja! ‘Ser’ catequista! Não trabalhar como catequista: isso não adianta!... Catequista é uma vocação. ‘Ser catequista’: esta é a vocação; não trabalhar como catequista. Atenção que eu não disse ‘fazer’ o catequista, mas ‘sê-lo’, porque compromete a vida: guia-se para o encontro com Cristo, através das palavras e da vida, através do testemunho.” A partir destas palavras os catequistas foram motivados a refletir em sua vida como tem visto a catequese, se como uma vocação ou como um simples fazer.

O texto Bíblico rezado e meditado o Evangelho de João 10, 1-10 mostrou Jesus o Bom Pastor “que defende, conhece e ama as suas ovelhas”, “quer que todos possam receber o amor do Pai e encontrar Deus”, pois seu amor “não é seletivo, abraça a todos”. E a Igreja, “é chamada a levar em frente esta missão de Cristo”.

Para sinalizar a caminhada em unidade com o Papa Francisco foram destacadas alguns documentos de seu pontificado que interferem diretamente na catequese:

- a Exortação apostólica “Evangelii Gaudium” que exorta a uma “nova Evangelização”, caracterizada pela alegria, bem como à reforma das estruturas eclesiais para que sejam mais missionárias e próximas do sentido desejado por Jesus.

- a Encíclica “Laudato sì” sobre o cuidado da nossa Casa Comum, nos fala da ecologia integral, em que a preocupação com a natureza, a equidade com os pobres e o compromisso da sociedade são inseparáveis.

- a Exortação Apostólica "Amoris Laetitia” sobre a importância e a beleza da família. Um convite à misericórdia e ao discernimento pastoral perante situações que não correspondem plenamente ao que Deus propõe.

- a Encíclica, a “Fratelli Tutti”, uma convocação a vivermos unidos em uma grande comunidade global. A construção de uma sociedade melhor exige diálogo.

- o Motu próprio "Antiquum ministerium" que instituiu o ministério de catequista, destacando o papel dos leigos e leigas, afirmando que sua “presença se torna ainda mais urgente nos nossos dias, devido à renovada consciência da evangelização no mundo contemporâneo”, afirmando a necessidade de “metodologias e instrumentos criativos”, e ao mesmo tempo, insistindo em que “fidelidade ao passado e responsabilidade pelo presente são as condições indispensáveis para que a Igreja possa desempenhar a sua missão no mundo”.

Também foram lembrados o Ano de São José e o Ano Familia Amoris Laetitia. O “Ano de São José” convida a cada um a conhecer melhor o pai adotivo do Senhor e a sua importância no plano salvífico de Deus. O Ano “Família Amoris Laetitia” lembar que a experiência da pandemia destacou o papel central da família como Igreja doméstica e a importância dos laços entre as famílias que fazem da Igreja uma "família de famílias".

Dom Celso concluindo o momento orante lembrou que o Papa Francisco “sempre termina os seus discursos pedindo às pessoas que rezem por ele. Atendamos ao seu apelo e ofereçamos a Deus as nossas orações por ele e por seu ministério”.

Desde sua eleição, o Papa Francisco tem construído pontes, oferecido ao mundo uma Igreja de paz, da justiça, da humanidade. É o Papa da missão, do cuidado com a Criação, da família, dos pobres e daqueles que sofrem. Temos muito ainda a aprender com o Papa Francisco. O seu jeito simples, acolhedor, paterno e fraterno tem nos motivado a redescobrir valores essenciais da vida cristã, especialmente da vida da Igreja, como a simplicidade e a misericórdia. Perante os desafios da missão, ele nos motiva a caminhar com firmeza e serenidade, consequência de sua confiança em Deus. Pensemos, como catequistas, quais os gestos e atitudes do nosso Papa poderíamos vivenciar mais em nossa vocação?

Equipe de organização
Dom Celso Antônio Marchiori (Bispo Diocesano)
Padre Celmo Suchek de Lima (Assessor Diocesano da Animação Bíblico-Catequética)
Cintia Maria Rocha (Coord. da catequese da Par. São Cristovão – SJP)