04 AGOSTO 2021 - No mês das vocações, o bispo Dom Celso Antônio e a Coordenação Diocesana da Pastoral Vocacional convidam para celebrar o mês vocacional tendo como modelo São José.

SÃO JOSÉ E AS VOCAÇÕES

Em 1981 a Igreja do Brasil instituiu o mês vocacional, que passou a ser celebrado anualmente no mês de agosto. Em 2021, o tema do mês vocacional é “Cristo nos salva e nos envia” e o lema “Quem escuta a minha Palavra possui a vida eterna” (Jo 5,24).

Biblicamente, o tema da “escuta” é central. Desde Abraão, que “ouviu” a voz do Senhor (Gn 26,5), passando por Moisés, que escutou a Deus na sarça ardente (Ex 3,4), até os profetas – tal como Jeremias (Jr 1,4) – o Antigo Testamento está repleto de experiências de escuta. Já no Novo Testamento, a escuta se dá sempre na perspectiva do seguimento de Jesus e da missão: o chamado dos primeiros discípulos (Mt 4,18-22); o Sermão da Montanha (Mt 5); a prática do Evangelho como verificação da escuta do Senhor – “todo o que ouve estas minhas palavras e as põe em prática” (Mt 7,24); a vocação de Paulo (At 9,1-22); e assim poderíamos enumerar muitos outros exemplos.

No entanto, as duas atitudes-modelo de escuta são certamente as da Virgem Maria e de São José. A jovem de Nazaré escutou o Anjo e não resistiu ao que ele lhe disse (Lc 1,26-38). José vivenciou a mesma experiência quando, visitado em sonho por um anjo, obedeceu ao que o Senhor lhe disse (Mt 1,20). Mas por que as “escutas” de Maria e José são modelo para nós? Porque na lógica cristã não há escuta sem ação; ou melhor, não há escuta sem reação. A ação, a iniciativa, a palavra primeira são sempre de Deus. A escuta humana é um ato livre – eu posso não querer escutar o Senhor – porém, a escuta pela escuta é estéril: se não gera uma prática, uma ação imediata é como o ditado de que “entra por um ouvido e sai pelo outro”.

Somos uma Diocese confiada ao patrocínio de São José, estamos no Ano dedicado a São José – por iniciativa do Papa Francisco – e estamos iniciando o mês vocacional, ou seja, não há tempo mais oportuno para suplicarmos ao Senhor que reacenda em nós o dom da escuta que leva à ação, porque ainda que a escuta dependa da nossa liberdade, é Deus mesmo que, por sua graça, impulsiona o ser humano a escutá-lo. Por isso, nossa Diocese lança seu próprio tema para o mês vocacional 2021: “São José e as vocações”.

Na primeira semana de agosto refletiremos sobre São José, exemplo de obediência, em referência à vocação dos ministros ordenados (diáconos, padres e bispos). Ao ouvir a mensagem de Deus em seus sonhos, José foi obediente e deixou-se conduzir pelo próprio Deus. Por isso, recorremos a São José que interceda por nossos padres, para que, no serviço da Igreja, exerçam seu ministério com fidelidade e com o mesmo amor com que Cristo amou a Igreja (Ef 5,25).

Na segunda semana celebraremos o dia dos pais e da família. Que São José, Guardião da Sagrada Família e modelo de pai, interceda por todos os pais e por todas as famílias, a fim de que experimentem efetivamente a alegria do amor, a fé que se traduz em atitudes de comunhão e perdão e a concórdia como testemunho cristão num mundo marcado pelo desamor e pela ausência de referências de sentido para viver.
Na terceira semana de agosto recordaremos a vocação à vida religiosa. Que São José – homem maduro no corpo, na alma e no espírito – inspire coragem e perseverança aos homens e mulheres que acolheram o chamado do Senhor para uma entrega total pelo Reino segundo os votos de pobreza, castidade e obediência.

Na quarta semana dedicaremos nossa atenção a todas as vocações leigas. Que São José – homem dedicado ao trabalho como expressão de colaboração com a obra de Deus no mundo – interceda por todos e todas que atuam na evangelização em nossas comunidades eclesiais, nos mais diversos níveis e modalidades. Seja o seu trabalho pastoral expressão concreta da promoção do Reino de Deus entre nós!

Por fim, na quinta semana celebraremos o dia do catequista. Que São José – educador do Filho de Deus nas coisas da vida e da fé – seja modelo para aqueles que, no exercício do ministério de catequistas, compartilham sua experiência de Jesus Cristo segundo a fé da Igreja e a riqueza de suas expressões na vida do povo de Deus.

Celebremos todos o mês vocacional recordando que toda vocação se realiza na escuta, no discernimento e na ação pessoal que conduz ao seguimos de Jesus e ao serviço da Igreja. Que Maria e José, modelos de ouvintes vocacionados, intercedam por todos nós!

Dom Celso Antônio Marchiori
com a colaboração da Coordenação Diocesana da Pastoral Vocacional