24 SET 2021 -  Dom Celso Antonio Marchiori, bispo da Diocese de São José dos Pinhais, participou junto aos convidados de forma híbridaa a partir do Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja.

A 41ª Assembleia do povo de Deus, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Sul 2, teve início às 14h desta sexta-feira (24).

Dom Ricardo Hoepers (bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)) assessorou o primeiro dia, trazendo perspectivas e olhares sobre o tema: "Iniciação à vida cristã, Amoris Laetitia e ano de São José", estimulando todos a pensarem nos Itinerários de Iniciação à Vida Cristã enfatizando a acolhida, o querigma, a missionariedade.

Conversando sobre sociedade, sobre comunidades, apresentou alguns acontecimentos históricos, as revoluções e tecnologias que existem, apresentando situações e ligando ao tema Ecologia Integral do Papa Francisco, com intuíto de motivar a estarem a caminho, mas não focados só no futuro ou só no que ja aconteceu, mas ter um olhar ao lado e percepção da realidade de forma personalizada.

Apresentou vídeos sobre sociedade e problemáticas atuais, para que juntos, possam pensar o itinerário, o caminho e o processo a ser traçado para enfrentar as dificuldades na evangelização em nossas dioceses. No contexto da assembleia, abordou os passos de escutar e discernir, preparando todos para o passo de propor.

Dom Geremias Steinmetz (arcebispo de Londrina - Presidente do Regional Sul2 da CNBB) deu a benção final encerrando as atividades do primeiro dia da assembleia.

Os trabalhos serão retomados pela manhã de sábado, com previsão de término às 19h, com missa de encerramento em cada diocese.

Texto e fotos: Marcos Roberto Svieck