14 OUT 2021 - No dia 04 de outubro, os membros da Coordenação Diocesana de Pastoral (CDP), participaram de forma online da reunião e formação sobre o Sínodo, no qual foram assessorados pelo Teólogo Diogo Pessoto, num estudo sobre o Vademecum que é o documento preparatório para o Sínodo.

Dom Celso Antônio fez a acolhida, agradecendo a presença e rapidamente falou do Sínodo, reforçando que o grande pedido do Papa é que todos possam se abrir para escutar, anunciando assim o tema da formação deste encontro: "Sinodalidade da Igreja".

Na ocasião, Pe. João Maria, Coordenador da Ação Evangelizadora Diocesana, falou das ações do Plano Pastoral vigente e abrindo um olhar para o Sínodo que será realizado na Diocese, salientou a importância da participação e de que nela é que surgirão perspectivas para formar e melhorar o Plano Pastoral da Ação Evangelizadora para o futuro.

Léo Marcelo Plantes Machado, Coordenador da Equipe Diocesana de Animação e Articulação no Processo Sinodal na Diocese, informou que a equipe está sendo elencada e que logo se iniciará o processo em nossa Diocese, salientando que esta equipe irá atuar além do ano 2023, quando também será apresentado o Plano Pastoral da Diocese.

Ainda sobre o Plano Pastoral vigente, a Diocese está trabalhando nos pilares estabelecidos - Palavra, Iniciação à vida Cristã, Liturgia e Caridade -, onde tem-se encaminhado a Comissão Diocesana para Iniciação à Vida Cristã, (que envolve Catequese, Pastoral da Família, Juventude, Batismo, Liturgia), que irão em breve estudar os documentos. Recém foi nomeada a Pastoral da Ecologia Integral, tendo Pe. Elves Allano Perrony como Coordenador, além da Pastoral da Educação, Conselho de Leigos, Equipe Diocesana de Animação Biblica Pastoral. Todas estas pastorais estão sendo encaminhadas, tão logo vão passar pelo Grupo de Reflexão Pastoral (GRP), e em seguida nos subsetores.

Iniciando o estudo proposto, Diogo Pessoto, apresentou o Documento Preparatório para o Sínodo explicando que o mesmo não se trata de um manual, mas sim, orientações para este momento que é de escuta.

Trouxe a todos o significado do Sínodo, história e acontecimentos que preconiza a caminhada do Sínodo. Durante a explicação do sentido da palavra Sínodo, que significa: "caminhar juntos", trouxe a frase do Papa Francisco, na ocasião da Comemoração do Cinquentenário da Instituição do Sínodo dos Bispos, em 17.10.2015, onde em seu discurso falou: "O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio", expressando o desejo do Papa para este momento que a Igreja começa a vivenciar nas Dioceses do mundo.

Detalhou dentro do possível e tempo proposto, explicando as maneiras de visualizar este documento, que traz luzes para orientar e auxiliar no processo de sinodalidade na Diocese.

Ao final, o Léo Marcelo apresentou o itinerário do Sínodo e as datas para cada etapa acontecer tanto na Diocese como em todo o mundo. Dom Celso deu sua benção e finalizou a formação agradecendo a presença e participação de todos neste momento, ainda que no modo on-line, mas que marca para nós o início do Sínodo na Diocese.

Marcos Roberto Svieck Fernandes