15 OUT 2021 - A Campanha da Fraternidade 2022 tem como tema: "Fraternidade e Educação", e o lema: "Fala com sabedoria, ensina com amor" (Provérbios  31,26). 

 

A Pastoral da Educação no Brasil completa 40 anos em 2022. Na diocese de São José dos Pinhais, a Pastoral da Educação, recentemente criada, está sendo estruturada na busca de refletir e dialogar com aqueles que tem um papel fundamental na educação: a familia, educadores, escolas, universidades, espaços educativos e outros. 

Nesta perspectiva, o bispo diocesano Dom Celso Antônio iniciou nesta quinta-feira (14) a visita aos Municipios da Diocese de São José dos Pinhais com o objetivo de encontrar-se com os Prefeitos e Secretários (as) da Educação. O propósito desta visita é entregar o texto base da Campanha da Fraternidade 2022 e ajudar a refletir sobre a educação integral.

O Papa Francisco lançou em outubro de 2020 o "Pacto Educativo Global" que tem como proposta o diálogo entre culturas, a paz e a ecologia integral. A educação está carente de valores humanitários e éticos que favoreçam os valores cristãos. A educação, segundo o Papa, é uma "semente de esperança" para a construção duma "civilização da harmonia, da unidade". 

Na última quinta-feira Dom Celso visitou o Municipio de Agudos do Sul e juntamente com o Pe. Gino, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, se encontrou com o Prefeito do Municipio  Jessé Zoellner, a secretária de educação Eliza Dranka, além de professores, diretores e demais secretários. 

Nas visitas às Páróquias da diocese, Dom Celso seguirá agenda paralela encontrando-se com os prefeitos e secretários municipais de educação previstas para os próximos meses. 

 

 

Pascom Diocesana

Fotos: Prefeitura de Agudos do Sul