26 OUT 2021 - No dia 23 e 24 de outubro as Paróquias realizaram a apresentação e envio da Equipe Paroquial Sinodal. Cada paróquia escolheu seus representantes para animar o Processo de Escuta.

Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde - Quitandinha

Durante a Santa Missa das 18h, na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde em Quitandinha, houve a apresentação e envio da equipe dos representantes paroquiais da fase diocesana do Sínodo dos Bispos - 2021 - 2023.

A equipe constituída tem a missão de motivar o Processo de Escuta nas comunidades da Paróquia.

Que neste tempo de reflexão sobre a caminhada da Igreja, sejamos guiados pelo Espírito Santo e inspirados pelo Papa Francisco, e assim, assumamos essa caminhada sinodal onde todos nós batizados somos corresponsáveis, somos chamados a participar, pois, num gesto de unidade, precisamos estar em comunhão com os bispos, padres, religiosas e leigos que levarão em discussão os anseios das comunidades cristãs do mundo inteiro.

O Sínodo vai iluminar a nossa vida, que nós possamos caminhar juntos. A partir de agora, até o mês de março de 2022 - conclusão do período de escuta, a cada domingo as comunidades de nossa Paróquia irão acender essa chama luminosa recebida nesta noite e rezar a oração pedindo o dom do Espírito Santo, recordando que estamos todos iluminados pelo Espírito Santo, caminhando juntos para ajudar o Papa Francisco a discernir o melhor caminho para a Igreja no tempo futuro.

PASCOM paroquial

Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Guatupê

No domingo (24) aconteceu a apresentação e envio da equipe paroquial sinodal. Essa equipe será responsável em animar e conduzir o Processo de Escuta em toda a paróquia. “O objetivo do atual Sínodo é escutar, como todo o Povo de Deus, o que o Espírito Santo está a dizer à Igreja".

Nós estamos em um período de Sinodalidade e "a responsabilidade com a Igreja é de todos nós, batizados. Não é apenas do bispo, dos padres, dos diáconos, dos religiosos ou dos missionários".

Para esse processo, todos nós batizados somos chamados a participar e colaborar. Pedimos à Deus pela ação do Espírito Santo, que possamos estar com os ouvidos atentos às necessidades do Povo de Deus, e o coração aberto para acolher a sua Palavra.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Araucária

No sábado, dia 23 de outubro, na missa das 19h na Matriz, Pe. Simão Valenga apresenta à comunidade a equipe paroquial do Sínodo: Márcia Mott, Mário Nogueira e Marina Claudino.

Pe. Simão concede uma benção especial para a equipe e diz que outras lideranças podem ainda serem convidadas a compor a equipe.

Paróquia Nossa Senhora das Dores - Tijucas do Sul

Na Santa Missa das 9h celebrada na Matriz, Pe. Marcio Adriano Krefer apresentou à comunidade paroquial a Equipe Paroquial Sinodal que irá motivar para o Processo de Escuta. A equipe é formada por 5 pessoas: Leonardo (Capela São Miguel); Rosa Maria (Capela São Pedro); Elenice (Comunidade Matriz); Adelina (Capela Senhor Bom Jesus) e Alessandra (Capela Santa Tereza D`Avila). Pe. Marcio ainda solicitou aos diáconos Saimon e Valdemir para que estejam auxiliando a Equipe no Processo de Escuta, que vai até março de 2022.

Paróquia Cristo Rei - Campo do Tenente

Paróquia Bom Jesus - Araucária